Firmino Filho, a nova base na Câmara Municipal e o ano de 2018
Firmino agiu rápido após a eleição do vereador Jeová Alencar (PSDB) e reformatou a base que para ele está mais enxuta, com maior fidelidade e disciplina
O desabafo do vereador Major Paulo Roberto (SD) declarando que foi empurrado para a oposição revelou uma nova formatação na Câmara Municipal de Teresina. O prefeito prometeu fazer uma reforma administrativa no início de 2018, porém o contexto político antecipou o movimento do Palácio da Cidade e o novo arranjo político do legislativo Municipal está exposto.
Firmino agiu rápido após a eleição do vereador Jeová Alencar (PSDB) e reformatou a base que para ele está mais enxuta, com maior fidelidade e disciplina. Com o apoio do presidente do legislativo e a ajuda do vice-líder Venâncio Cardoso (PROGRESSISTAS), que mantém um bom relacionamento com todas as correntes da casa, Firmino pensa além, avalia possíveis perdas com eleições estaduais do próximo ano e calcula cada passo para não ser surpreendido novamente.
A repactuação dos cargos no executivo municipal acontecerá no mês de janeiro e o presidente Jeová Alencar declarou que a medida seja meramente uma retaliação.
“Eu acredito que qualquer reforma que o prefeito faça seja por questões administrativas. Teresina tem muitos problemas e reforma apenas para retaliação seria muito pequeno. Eu acho que esse não é o perfil do prefeito Firmino Filho. Tenho certeza que ele esteja muito mais preocupado em resolver os problemas da cidade e caso venha uma reforma será para melhorar a máquina e torná-la mais ágil e não por uma questão de punição a vereador A, B ou C”, finalizou Jeová.
Para o andamento adequado das matérias, Firmino necessita de uma maioria qualificada, precisamente, 20 vereadores. Com Jeová Alencar e Luís André (PSL), o prefeito tem 21 vereadores o que gera uma tranquilidade.
Na oposição, dos nove parlamentares apenas Deolindo Moura (PT) e Zé Nito (PMDB) não deverão ser candidatos no próximo ano, fato que traz instabilidade à bancada por ter que aliar campanha e expediente no Legislativo.
Já na base governista, Firmino articula e desenha uma formação com um número menor de pré-candidatos. Como revelaram os bastidores, Firmino repete o lema de sua primeira campanha. “Teresina daqui para a frente”. A frente, o gestor vê uma Câmara um pouco mais dividida, porém menos instável.
ELEIÇÃO NA CÂMARA 1
Ainda sobre as críticas do Major Paulo Roberto, o vereador afirma que ele alertou ao presidente Jeová Alencar que havia uma manobra para tirá-lo da presidência da Câmara. Porém, que o contra-ataque do vereador tucano foi mais rápido do que ele imaginava.
ELEIÇÃO NA CÂMARA 2
Por outro lado, Major Paulo Roberto reafirma que não traiu o prefeito Firmino Filho. Mas, que a intenção de derrubar Jeová Alencar foi do Secretário de Governo, Charles da Silveira, para emplacar seu ex-secretário e vereador Evandro Hidd (PDT).
TEM QUE EXPLICAR
Prefeito extremo sul do Piauí teria contratado empresa de outra cidade para alugar veículos fantasmas. O caso foi parar no TCE após denúncias de dois vereadores da cidade. Por outro lado, os professores estão com três meses sem receber salários e fazendo empréstimos para pagar as contas do mês. O prefeito sequer sabe quando vai regularizar o pagamento.
CADÊ O DINHEIRO?
Agora, o município em questão recebe mensalmente em torno de R$ 108 mil para pagamento dos professores através do FUNDEB, dinheiro do Governo Federal carimbado para este fim. Sobre onde foi parar esse recurso ele não explicou.
SOB NOVA PRESIDÊNCIA
As eleições do próximo ano serão orientadas pela nova direção do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Na próxima terça-feira (19/12) acontece a sessão solene de posse do presidente, Desembargadores Francisco Antônio Paes Landim Filho. Ele comanda o TRE-PI no biênio 2018-2019.
SÓ PARA 2018
O deputado Federal Heráclito Fortes não é menino. Há muito tempo sabendo que a Reforma Previdenciária não passaria este ano tratou de confirmar com os jornalistas piauienses seu tradicional café da manhã para o dia 18 de dezembro. Alguém acredita que se Temer tivesse os votos necessários o deputado Heráclito estaria nesta data no Piauí?
DE OLHO NA ARTICULAÇÃO
O deputado federal Mainha (PROGRESSISTAS-PI) visitou a secretaria de governo para parabenizar o Ministro Antônio Imbassahy pelo trabalho desenvolvido na pasta e desejar boa sorte ao novo ministro, Carlos Marun.
O Piauí no seu E-Mail
Escreva seu e-mail e receba as notícias do ARQUIVO 1