Firmino libera deputados do PSDB para decidirem sobre 2018
O prefeito teria dito aos dois que a bancada tucana está livre para seguir qualquer caminho em 2018
A reunião aconteceu no último mês de novembro, na prefeitura de Teresina. O prefeito Firmino Filho recebeu os deputados estaduais Marden Menezes e Luciano Nunes para uma conversa sobre as eleições do próximo ano.
Firmino teria dito aos dois que a bancada tucana está liberada para seguir qualquer caminho em 2018, decidir sobre coligação e apoiar o candidato ao governo que acharem mais conveniente.
O encontro foi provocado pelos próprios parlamentares que estavam preocupados com a forma como o partido vai participar do próximo pleito eleitoral.
A primeira conclusão é de que Firmino Filho não deve mesmo ser candidato ao governo do Estado a não ser que ocorra algo diferente e imprevisível até a data das convenções. A segunda é que Marden, Luciano e Firmino Paulo devem marchar com a oposição. Por último, mais uma vez, o PSDB deixa de participar como um dos protagonistas de uma eleição estadual.
Essa situação reforça a tese levantada pelo Portal Douglas Cordeiro de que o prefeito da capital está planejando seu futuro político ao lado do senador Ciro Nogueira, no PROGRESSISTAS e em 2022.
REPRISE ELEITORAL
A disputa pelo Senado Federal em 2018 pode reproduzir, em Teresina, a disputa eleitoral da última eleição. Caso Dr. Pessoa (PSD) seja candidato ele vai enfrentar na campanha o prefeito da Capital. É que Firmino Filho já declarou apoio ao senador Ciro Nogueira (PROGRESSISTAS-PI). Vai ser um capítulo interessante.
JOÃO VICENTE COM OS DEPUTADOS DO PTB
De acordo com o secretário de Mineração, Luís Coelho, os deputados do PTB já disseram a João Vicente Claudino que é impossível entregarem os cargos, deixarem a base governista em abril do próximo ano e subir no palanque da oposição. Por sua vez, JVC disse que não será obstáculo para ninguém.
ACERTANDO OS PONTEIROS
Próximo dia 5 de janeiro tem reunião da executiva estadual do PT. Alguns petistas defendem o nome de Themístocles para vice de Wellington e outros a permanência da atual vice-governadora Margarete Coelho. As manifestações públicas desses apoio têm gerado discordância no partido. Como este deve ser um dos assuntos tratados o encontro promete ser tenso.
PÉ NA ESTRADA
O deputado Estadual Georgiano Neto (PSD) termina o ano como começou. Ele tem aproveitado o recesso parlamentar e intensificado suas vagens pelo interiror do Piauí. São confraternizações, inaugurações, reuniões. Na imagem, ele está em Vila Nova do Piauí, na inauguração do empreendimento Vila Nova Combustíveis, que tem à frente o líder político Arinaldo Leal.
O Piauí no seu E-Mail
Escreva seu e-mail e receba as notícias do ARQUIVO 1