Governistas não contavam com voto de Silas contra Temer
O posicionamento contrário do parlamentar ao Governo, segundo fontes palacianas, quase gerou uma retaliação ao Piauí
EFEITO BORBOLETA
Ninguém confirma. Ninguém diz nada. Mas o voto do deputado Federal Silas Freire (PODEMOS-PI) contra o presidente Temer gerou um mal-estar na base governista. Os aliados contavam como certo um “NÃO” de Silas, ou seja, para impedir o prosseguimento da denúncia.
Uma fonte de Brasília garantiu ao Blog que em uma reunião ocorrida após a votação na Câmara para fazer um diagnóstico do resultado, o posicionamento do parlamentar piauiense assim como de vários outros, foi questionado.
Comenta-se em bastidores que o governador Wellington Dias não liberaria os titulares das vagas para não votarem contra Temer por conta da liberação do empréstimo de mais de R$ 1 bilhão para o Piauí. Só que oficialmente não existe confirmação de que haveria esse acerto. O fato é que nessa votação, Rejane Dias (Secretária de Educação) e Fábio Abreu (Secretário de Segurança), não reassumissem os cargos já que seria garantia de dois votos na conta da oposição.
Lembra da fonte de Brasília? Pois é, ela disse que a “indisposição” foi contornada e que o dinheiro do empréstimo vai sair como planejado.
Em tempos de ânimos acirrados, de votos escassos e de profunda crise política e econômica, todo cuidado é pouco.
CENA RARA
Enquanto alguns políticos são vítimas de agressões em aeroportos e restaurantes o senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi alvo de outro tipo de manifestação. Ele foi recebido por moradores de Cristino Castro, sul do Piauí, que fizeram uma faixa agradecendo as emendas que o parlamentar destinou ao município.
BATEU, LEVOU
A campanha desenvolvida pela prefeitura de Teresina para comemorar os 165 anos da capital gerou polêmica na Câmara Municipal. Este ano, a homenagem é para as mulheres que ajudam a construir a cidade. Alguns vereadores de oposição quiseram ligar a escolha do tema a possível candidatura de Dona Lucy, mulher do prefeito Firmino Filho, à Câmara Federal. A reação das vereadoras Teresa Brito, Teresinha Medeiros e Graça Amorim foi imediata e os oposicionistas foram chamados de machistas. A campanha de 2018 já começou no parlamento municipal.
DE CARA NOVA
A Câmara Municipal de Teresina está mudando. Além da economia de gastos, a estrutura física passou por reformas. Mais moderna, mais comodidade para os vereadores e a para a população. As sessões são transmitidas pela internet, os arquivos digitalizados e agora será instalado um painel eletrônico de votação. Fazer mais, com os mesmos recursos. Isso chama-se administração de resultado
DUDÚ EM ALTA
O vereador petista está disputado para a eleição do próximo ano. Já tem a missão de arrecadar recursos para campanha do PT, é um dos principais articuladores da candidatura do secretário Franzé Silva a Assembleia Legislativa e recebeu um convite para coordenar a campanha a reeleição de um Deputado Federal que não é do PT. Vai ter que articular muito.
LULA NO PIAUÍ
O PT do Piauí já começou os preparativos para a visita do ex-presidente. Além de Marcolândia e Picos, Lula ficará dois dias em Teresina. Participará de um jantar para arrecadação de fundos para o partido e receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí.
SITUAÇÃO x OPOSIÇÃO
Um dos embates entre governistas e oposicionistas na Assembleia Legislativa produziu um capítulo interessante. Um dos temas levantados na eterna “queda de braço” foi o transporte escolar. A oposição solicitou a comprovação dos gastos desde o início do atual Governo. O deputado Evaldo Gomes sugeriu um aumento no prazo para incluir o período de Wilson Martins. Nas próximas sessões ele deve apresentar este requerimento.
BOA NOTÍCIA
O deputado federal Átila Lira presidiu no Senado Federal a instalação de comissão mista para examinar a medida provisória do Fundo de Financiamento Estudantil. A nova legislação garante 3 modalidades de financiamento e vai garantir 310 mil vagas, das quais 100 mil a juros zero, para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.
"O FIES tem grande importância para o acesso à educação e como membro da comissão vou trabalhar para aperfeiçoar esse projeto", finaliza o deputado.
RUMO AO PP
Um dos assuntos mais comentados nos bastidores da Assembleia Legislativa do Piauí são as mudanças de partido. O deputado Dr. Hélio, atualmente no PR, recebeu convite para se filiar ao PT. Eles estaria apenas aguardando a abertura da janela. O deputado mais votado nas últimas eleições, Wilson Brandão, deve deixar o PSB e assinar ficha de filiação no PP. Um reforço de peso para o partido do senador Ciro Nogueira.
JOÃO HENRIQUE NA LUTA
O ex-ministro João Henrique continua sua batalha para se viabilizar como candidato a Governador do Estado. Como pelo PMDB só com intervenção, ele já começa a conversar com presidentes de outras siglas. Recentemente, ele esteve com o ex-vereador Tiago Vasconcelos, que preside o PSC no Piauí. É sempre bom ter um plano B.
HERÁCLITO NÃO ENTENDEU
O deputado Federal Heráclito Fortes (PSB) esteve na região sul do Piauí na visita que vários parlamentares fizeram a BR 135 com o diretor-geral do DNIT. Em um hotel, no município de Bom Jesus, ele foi hostilizado por um grupo de manifestantes que o chamou de "golpista". Heráclito disse que não entendeu.
"As agressões foram só direcionadas a mim. Ali estavam outros parlamentares que votaram a favor de Temer. É lamentável um acontecimento como esse no momento em que estávamos todos unidos trabalhando pelo Piauí".
FOTOJORNALISMO
O Piauí no seu E-Mail
Escreva seu e-mail e receba as notícias do ARQUIVO 1