ARQUIVO 1

Nerinho, Janaína e Zé Hamilton ficam no PTB. Mas ficam como?

Com João Vicente Claudino candidato a governador pela oposição, como será a campanha dos três deputados?

29 de março de 2018, às 11:00 | EDITORIA DE POLÍTICA

Todos os movimentos que aconteceram até agora no cenário político piauiense podem ser explicados. Alguns são naturais e outros, nem tanto. Mas cada um tem uma lógica, um motivo, um começo. Só que a decisão dos deputados estaduais Nerinho, Zé Hamilton e Janaína Marques de permanecerem no PTB com a volta do ex-senador João Vicente Claudino está difícil de entender.

JVC já deixou claro que, caso seja candidato, será a governador e pela oposição. Ele volta ao partido no próximo dia seis de abril e o convite, com discurso oposicionista, já circula nas redes sociais. Como os parlamentares petebistas, que já declararam apoio a reeleição de Wellington Dias, farão campanha com a candidatura de João Vicente ao governo do Estado?

João Vicente, Zé Hamilton e Janaína

CENÁRIO 01

Subir no palanque de Wellington Dias mas com um candidato do partido a governador em outro. É possível? A legislação eleitoral permite? Neste caso, qual a vantagem que João Vicente Claudino teria com a permanência, no PTB, de três deputados que não o apoiariam?

CENÁRIO 02

Não havendo entendimento, os parlamentares podem simplesmente ficar sem palanque na eleição. O que só traria desvantagem aos três.

CENÁRIO 03

Os deputados podem seguir João Vicente e disputarem a eleição pela oposição.

CENÁRIO 04

JVC não seria candidato e aí o problema estaria resolvido já que o ex-senador disse que, nesta situação, o partido está liberado para uma coligação com o governo.

Diante dos quatro cenários, apenas a desistência de JVC faria com que Nerinho, Zé Hamilton e Janaína Marques ficassem, sem traumas, no PTB. Mas como a tendência é de uma candidatura do ex-senador, fica a dúvida sobre como os deputados vão resolver esta “sinuca de bico”.


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS