ARQUIVO 1

Oposição está unida e governo não terá vida fácil na Assembleia

O governo precisa de um líder com boa capacidade de articulação para tentar fazer frente ao quarteto que promete uma oposição aguerrida no legislativo

14 de janeiro de 2019, às 09:30 | EDITORIA DE POLÍTICA

Oficialmente, a oposição conta apenas com quatro parlamentares na Assembleia Legislativa. São vinte e seis da base governista. Um verdadeiro abismo. Uma margem que deixa o governador Wellington Dias em uma situação confortável. Numericamente, pelo menos.

Evaldo Gomes, Marden Menezes, Gustavo Neiva e Teresa Britto são nomes experientes da política piauiense e já estão bem sintonizados antes mesmo de começar o ano legislativo. Sabem que só dessa forma vão conseguir enfrentar o rolo compressor governista.

A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa é a primeira atuação do bloco oposicionista. Até agora, nenhuma decisão foi tomada. Mas o candidato escolhido pode contabilizar quatro votos é que a escolha vai ser conjunta.

Mesmo com maioria absoluta, os governistas não terão vida fácil. Os projetos de interesse do Palácio de Karnak serão alvo de contestações, tanto nas Comissões quanto na Tribuna do parlamento. Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Piauí serão constantemente acionados em função dos projetos em tramitação e também por conta de denúncias relacionadas a serviços públicos na capital e no interior.

Teresa Britto vai exercer seu primeiro mandato mas traz a experiência da Câmara Municipal de Teresina. Ela já prometeu que não vai dá trégua e vai viajar com frequência pelo Piauí para fiscalizar a atuação do poder público estadual.

O governo precisa de um líder com boa capacidade de articulação e diálogo para tentar fazer frente ao quarteto que promete uma oposição atuante a aguerrida no legislativo estadual.

TUDO COMO ANTES

Interlocutores do deputado Paes Landim informaram que até agora não existe nenhum sinal de que o ex-senador João Vicente Claudino volte ao comando do PTB no Piauí. A direção nacional do partido garante que Landim continua na presidência.

Deputado Federal Paes Landim

ARRUMA A MALA

Sendo assim, o deputado Nerinho pode fazer as malas e buscar um novo partido. Ele já disse que sem JVC no comando não fica. Por falar nisso, o que significa o silêncio da deputada Janaína Marques sobre esse episódio?

Deputado Estadual Nerinho

TUDO INDICA

Nos bastidores já se fala no destino de Nerinho. A maioria aposta que o PROGRESSISTAS será a nova casa do parlamentar. O senador Ciro Nogueira já disse que tem um deputado de mandato que está acertado para assinar filiação no partido.

Senador Ciro Nogueira

PENSE NUMA CONFUSÃO

A reunião do PT que vai decidir como o partido deve votar na eleição da Assembleia Legislativa vai dá o que falar. Como não podia ser diferente nas reuniões petistas e com um assunto tão polêmico, a decisão não vai ser fácil. Será que a deputada Flora vai voltar atrás?

Deputado Federal Assis Carvalho

SILÊNCIO TOTAL

Sobre a reforma administrativa, a base está em polvorosa. Com a viagem do governador, são mais quinze dias de suspense. Ninguém tem noção de como será a divisão dos cargos. Lembrando que o resultado da eleição na Assembleia vai pesar na configuração.

Governador Wellington Dias



REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS