ARQUIVO 1

Os primeiros capítulos de uma eleição onde tudo pode acontecer

Os candidatos da oposição. A disputa pela vaga de vice na chapa governista. São os primeiros movimentos de 2018 que já começou na política piauiense

02 de dezembro de 2017, às 02:07 | EDITORIA DE POLÍTICA

Senhoras e senhores, a sucessão estadual no Piauí começou. Aliás, que começo. Desde a eleição na Câmara Municipal de Teresina que caiu por terra aquele prazo regulamentar de março de 2018 para o início dos debates e negociações. Claro que as conversas já haviam começado como ocorre em todo ano pré-eleitoral. A diferença é que tudo foi tornado público bem antes do tempo.

Após a recondução do vereador Jeová Alencar a presidência do parlamento de Teresina, desfez-se a aliança entre o prefeito Firmino Filho e o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho. O PMDB foi tirado da administração municipal e todos nós sabemos o que veio depois. Themístocles partiu para o ataque a Firmino e, pelo menos até agora, estão em trincheiras opostas.

A vaga de vice do governador Wellington Dias também foi motivo de embate entre PMDB e PROGRESSISTAS. Os peemedebistas não abrem mão de indicar o deputado Themístocles Filho e o partido do senador Ciro Nogueira pretende que a atual vice-governadora, Margareth Coelho, seja candidata novamente.

Palácio de Karnak

Já o governador Wellington Dias disse que só bate o martelo no ano que vem e que vai conversar com todos os partidos da base aliada antes de tomar as decisões.

Desses episódios, surgiu a possibilidade da candidatura de Firmino Filho ao Palácio de Karnak e o PMDB já procurou o deputado Dr. Pessoa (PSD) para conversar.

É claro que estes movimentos podem resultar em uma mudança de rota no futuro a depender do que for conversado e decidido mas agora são apenas mecanismos de defesa. Não podemos esquecer que estamos em um verdadeiro jogo de xadrez, como jogadores competitivos e que não podem mexer uma peça na direção errada.

Também não podemos esquecer que a formação da chapa governista levará em conta os candidatos de oposição mas a perspectiva, mais do que real, do vice assumir o governo do Estado, caso Wellington Dias seja reeleito, vai ter um peso importante nas decisões que serão tomadas.

Portanto, façam suas apostas!

MAIS RECURSOS

O líder da bancada do Piauí no Congresso Nacional, deputado Átila Lira, esteve em reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, e demais membros da bancada tratando sobre o empréstimo para o Estado no valor R$ 315 milhões por meio da Caixa Econômica Federal. 

“Seguimos em busca de mais recursos para o Piauí”, afirma Átila Lira.

Reunião da bancada federal do Piauí com o ministro Moreira Franco

DE OLHO EM 2018

O deputado Wilson Brandão Filho (PSB) está recebendo apoio de um importante grupo político em Amarante que tem como líderes o ex-prefeito Helcias Lira (PSB), o vereador mais votado na eleição passada, Cleiton Moura (PEN) e o ex-vereador José Ribeiro (PSB). No último sábado um encontro selou a parceria.

Deputado Wilson Brandão (PSB) em Amarante

NADA DE VICE

Sondado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Themístocles Filho (PMDB) para uma possível composição majoritária para 2018, Dr. Pessoa (PSD) pediu que primeiro os peemedebistas resolvam seus conflitos internos e se permanecem ou não na base do governador. Só depois poderiam ter uma definição. Porém, o parlamentar deixou claro que para vice não tem perfil.

Deputados Themístocles Filho PMDB) e Dr. Pessoa (PSD)

MAIS ROUPA SUJA

Dr. Pessoa disse ainda que um encontro nesta sexta-feira (01/12) com lideranças do seu partido, o PSD, será para dar continuidade à “lavagem de roupa suja” já iniciada. Desta reunião ele deve dar um rumo se fica ou deixa a legenda. O deputado continua reclamando de apoio para ser candidato ao governo estadual.

Deputado estadual Dr. Pessoa (PSD)

TUDO SOB CONTROLE

Depois de protagonizarem uma disputa pública pela vaga de vice na chapa que será encabeçada pelo governador Wellington Dias, PMDB e PROGRESSISTAS terminaram a semana em clima de paz e tranquilidade. O senador Ciro Nogueira e o deputado Themístocles Filho conversaram e a partir de agora a paz deve reinar entre os dois partidos.

Senador Ciro Nogueira (PROGRESSISTAS-PI) com o deputado Themístocles Filho (PMDB)

PT E PROGRESSISTAS

Os deputados petistas foram recebidos pelo deputado Júlio Arcoverde (PROGRESSISTAS) para um encontro em seu apartamento com o senador Ciro Nogueira. Em pauta, a sucessão estadual e a formação da chapa governista.

Reunião de parlamentares do PT e do PROGRESSISTAS

EVALDO EM SÃO LUÍS

Representando o presidente nacional do PTC, Daniel Tourinho,  o deputado estadual Evaldo Gomes esteve na convenção do PTC no estado do Maranhão. O parlamentar piauiense esteve com o governador Flávio Dino, o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, o deputado Edvaldo Holanda e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Deputado Evaldo Gomes (PTC) em convenção do partido na capital maranhense


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS