ARQUIVO 1

PMDB do Piauí, finalmente, começa a respirar aliviado

Esta semana, Marcelo Castro ressurge, defendendo a indicação de Themístocles Filho como Vice-Governador de Wellington

25 de agosto de 2017, às 00:57 | Douglas, Tarcio e Wesslley

As últimas semanas não foram fáceis para o PMDB do Piauí. Estava tudo desenhado para as eleições de 2018. Partido na base aliada do governador Wellington Dias, ocupando cargos importantes e com a possibilidade real de indicar o candidato a Vice-Governador.

De repente, surge o ex-ministro João Henrique com a proposta de candidatura própria. Quem seria? Ele mesmo. Aliás, ele tem percorrido vários municípios piauienses promovendo caravanas para discutir propostas de desenvolvimento para o Estado. Lançar candidato? Como? Já não estava decidido que os peemedebistas seguiriam na chapa governista? Entre argumentos de lado a lado, ficou decidido que no início do próximo ano seria realizada uma convenção para resolver de vez essa questão.

Só que tinha outro obstáculo. Mesmo sem nunca ter confirmado, comentava-se em bastidores que o deputado Federal Marcelo Castro (PMDB-PI) estava “correndo por fora” em busca de uma candidatura ao Senado. Para piorar ainda mais o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que comanda o partido nacionalmente, declarou que iria propor a executiva nacional que proibisse coligações com o PT e o PC do B nos Estados.

Só que esta semana, Marcelo Castro ressurge, defendendo a permanência do PMDB no Governo com a indicação de Themístocles Filho como Vice-Governador de Wellington. O tom do discurso de Marcelo chamou a atenção. Disse que vai avaliar a possibilidade de realizar a convenção ano que vem e que não a executiva nacional não vai meter a colher na decisão tomada pelo partido no Piauí.

Sendo assim, Themístocles e companhia respiram mais aliviados.

Deputado Federal Marcelo Castro (PMDB-PI)

WELLINGTON DIAS É QUEM DECIDE

A executiva regional do PT esteve reunida no último final de semana para, entre outros temas, discutir as eleições do próximo ano. O encontro ocorre após a reunião da executiva nacional do partido.

Uma das ações definidas é sobre o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores. Foram discutidas diversas estratégias. Uma delas é a reaproximação da sigla com os movimentos sociais e sindicatos.

Sobre 2018, o PT deu plenos poderes ao governador Wellington Dias para conduzir o processo de formação da chapa em nome do partido.

Reunião da executiva estadual do PT

DEPUTADO MARDEN MENEZES FICA OU SAI DO PSDB?

O parlamentar, que comanda a sigla no Piauí, participa do encontro nacional do partido e aguarda uma definição sobre o futuro da sigla. Dependendo do que acontecer ele pode deixar o ninho tucano e seguir para outro partido. Marden defende uma renovação no comando do PSDB e que o candidato a presidência da República seja escolhido entre Geraldo Alckmin e João Dória.

Deputado Estadual Marden Menezes (PSDB)

ADVERSÁRIOS DO MESMO LADO

Em Oeiras, mais uma vez, as duas famílias rivais na política da primeira capital. Os grupos “Tupamaro” e “Boca Preta” estarão no mesmo palanque em uma eleição. As famílias “Tapety” e “B. Sá” ficam na mesma trincheira em apoio a reeleição do governador Wellington Dias. Na eleição municipal a trégua acaba.

Ex-deputado B. Sá

POR ENQUANTO, NADA DEFINIDO

Informações de bastidores afirmam que apesar de ser filiado ao PMDB de Michel Temer, Josué Gomes, que é filho do ex-vice-presidente José Alencar, também eleito ao lado de Lula em 2002, ele estaria disposto a filiar-se ao PR. Com exclusividade ao blog o deputado Federal Assis Carvalho (PT-PI) nega essa discussão esteja na pauta do partido.

“Em ano pré-eleitoral sempre existem muitas especulações. Certamente são manifestações de articuladores políticos, mas não há nenhuma orientação do partido sobre composição em 2018. Neste momento a estratégia é montar um programa para o Brasil. Composição de chapa apenas entre fevereiro e abril do próximo ano”, declarou.

Empresário Josué Gomes

GOVERNADOR DE OLHO NAS OBRAS

Wellington Dias reuniu vários secretários para discutir o andamento das obras do Governo do Estado. Neste primeiro encontro, estiveram em pauta o que está sendo feito em Teresina. O governador recebeu informações detalhadas de cada obra e pediu rapidez na conclusão. O próximo encontro deve discutir as obras do interior do Estado.

Governador Wellington Dias com equipe técnica

FALTA SÓ O DEPUTADO ASSIS

Na coluna passada, falamos que o deputado B. Sá (PP) havia proposto a bandeira da paz em Oeiras. O seu conterrâneo e também parlamentar, Mauro Tapety, concordou e disse que só falta o deputado Federal Assis Carvalho (PT-PI) assinar em baixa. Será que vai?

Deputado Estadual Mauro Tapety (PMDB)

OAB-PI EM DEFESA DA MISS BRASIL

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Comissão da Mulher Advogada, vem a público repudiar veementemente postagens preconceituosas de cunho racista e discriminatório veiculadas em redes sociais desferidas em face de Monalysa Alcântara, eleita recentemente Miss Brasil 2017, aclamada como legítima representante da mulher piauiense e brasileira por seus atributos pessoais que não se limitam ao critério beleza, mas por sua inteligência e brasilidade registradas em sua fala íntegra de uma jovem mulher que luta pela igualdade e defesa dos direitos da mulher. Tais ataques injustificáveis e inaceitáveis representam claramente injúria racial e fomentam a violência contra a mulher negra, afetando a todas as mulheres brasileiras, o que deve ser repudiado por toda a sociedade.

Manifestação OAB-PI

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO EM FESTA

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realiza na próxima segunda-feira (28/08) solenidade especial em comemoração aos 118 anos de sua existência. Constam da programação de aniversário palestras, cursos, entrega da Medalha Colar do Mérito do TCE-PI a 14 personalidades com serviços prestados à missão do controle externo e outras atividades.

Tribunal de Contas do Estado do Piauí

HOMENAGEM À OEIRAS

A Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (29/08), às 10h, uma sessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras, primeira capital e cidade mais antiga do estado do Piauí. A sessão, solicitada pelo deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), acontece no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, em Brasília.

Deputado Federal Assis Carvalho (PT-PI)

AS PRIVATIZAÇÕES NO BRASIL

O governador Wellington Dias criticou a falta de diálogo do Governo Federal sobre o processo de privatização. Para ele, é preciso que haja mais debate sobre o assunto porque depois de privatizado não tem mais como voltar atrás. Ele citou como exemplo o setor de Comunicação que não cumpriu com as metas estabelecidas.

Governador Wellington Dias (PT)


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS