ARQUIVO 1

PSL de Teresina com chapa pronta para as eleições do ano que vem

O presidente regional do partido, vereador Luiz André, confirmou que para Teresina já existem dois nomes definidos para disputar a vaga majoritária

24 de outubro de 2019, às 09:00 | EDITORIA DE POLÍTICA

Mesmo com todos os problemas enfrentados pelo PSL a nível nacional a determinação é focar no lançamento de pré-candidatos a prefeito em todas as capitais do país. O presidente regional do partido, vereador Luiz André, confirmou que para Teresina já existem dois nomes definidos para disputar a vaga majoritária.

“Na reunião de segunda-feira homologamos a advogada Rubenita Lessa e o presidente municipal do PSL, empresário Walter Rei das Motos. Vamos continuar neste planejamento, com esse objetivo para que possamos até o final do ano anunciarmos o candidato. Faremos pesquisa, vamos esperar esta turbulência passar e torcer pela união para que o PSL sai mais forte depois de toda essa confusão que está acontecendo no país”, explicou.

Advogada Rubenita Lessa / Foto: Reprodução Facebook


PASSANDO A RÉGUA

ONDE FORAM PARAR AS FAMÍLIAS TRADICIONAIS DO PIAUÍ?

A cerimônia de comemoração aos 30 anos da constituição do Piauí trouxe ao poder legislativo, deputados históricos, baluartes e referências da política estadual. Dentre tantos ex-parlamentares apenas um contou a história com o cajado do parlamento, o deputado estadual Themístocles Filho permanece no legislativo desde a constituinte de 89. Observando tantos rostos, uns mais jovens e outros mais experientes uma pergunta que não quer calar; onde foi parar as tradicionais famílias do Piauí. Dos “Castelo Branco” aos “Arêa Leão”, dos “Martins”, passando pelos “Paes Landim” e os “Napoleão”. O que aconteceu com a Assembleia nos últimos trinta anos?

VÁCUO DE PODER

No início dos anos 2000, com a eleição do ex-presidente Lula e consequentemente a eleição de Wellington Dias ao governo do Piauí, as estruturas da política estadual foram abaladas de maneira radical. O novo sistema de governo conheceu a estrutura do Estado por dentro, não bastava mais o sobrenome, era necessário algo mais. Em seu discurso na Assembleia Legislativa, o governador Wellington Dias lembrou da constituição estadual de 89 e dos seus efeitos na sociedade piauiense, um deles foi a democracia. A nova Carta Magna do Piauí trouxe aos piauienses uma voz outrora silenciada pelo coronelismo e o autoritarismo dos barões que pensavam viver em um império falido.

ALTO LÁ

Depois de uma semana complicada e de muita efervescência na base do prefeito Firmino Filho a líder de governo na Câmara, a vereadora Graça Amorim, veio a público novamente. Falando em caixa alta e bom som, a vereadora contra-atacou alguns setores insatisfeitos da base. “Não tem crise”, foi o lema da vereadora que sofreu nos últimos dias após um entrevero com o vereador Ítalo Barros da bancada dos “neófitos”, vereadores de primeiro mandato, na Câmara. Graça, como muitos vereadores, olha para 2020 como quem olha para um elmo dourado romano. Pronta para a guerra da reeleição a parlamentar já calcula quem será o espartano ao seu lado no combate, o primeiro já foi abatido, Ítalo Barros é carta fora do baralho no PROGRESSISTAS.

PITO QUE NÃO ACABA MAIS

Quem “Pagou Geral” na sessão desta quarta-feira (23/10) na Câmara Municipal de Teresina foi a vereadora Pollyanna Rocha. A parlamentar foi mais uma vítima do triste machismo que mata quase que diariamente mulheres no Piauí. Um muito desinformado colunista propagou uma série de mentiras contra a parlamentar e ainda usou a própria imagem dela para desautorizar o legislativo e a Câmara. O resultado não poderia ser outro, o legislativo se uniu, uma moção de repúdio foi aprovada e vários vereadores criticaram a postura do pseudo-comunicador.

FÁBIO ABREU DE OLHO NO CORONEL

Falando ainda na disputa em Picos, o PL pegou gosto com a possibilidade de ter um candidato forte a prefeito. O próprio Secretário de Segurança, Deputado Federal Fábio Abreu, está empenhado em levar o Coronel Edwaldo Viana para o partido e dar total apoio à sua candidatura.

NÃO É HORA DE POLÍTICA

No entanto, o Comandante da PM-PI em Picos insiste em evitar o debate político e falar neste momento em filiações. Coronel Viana está empenhado em fazer do município, que fica em região de divisa com outros Estados, em uma cidade ainda mais segura. Com este trabalho é que vem recebendo o carinho da população.

SEM PROBLEMAS

Segundo a jornalista Samantha Cavalca, o secretário de Governo, Fernando Said, ganhou um fôlego “daqueles” nos últimos dias. Não é segredo para ninguém que o candidato governista será uma escolha conjunta do prefeito Firmino Filho e do Senador Ciro Nogueira. Em conversa com o deputado Júlio Arcoverde, Samantha perguntou se Fernando Said contemplaria o PROGRESSISTAS. “Sem problemas”, disse Júlio.


FOTO DO DIA

Os 30 anos da Constituição do Piauí


FALA, PEDRO


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS