Votação na Assembleia? A solução está entre Ciro e Wellington
Durante a votação no plenário já iniciaram as conversas com o objetivo de não deixar o episódio ganhar maiores proporções
A votação, na Assembleia Legislativa, do projeto do governo do Estado que cria o REFIS e reajusta a alíquota do ICMS foi o projeto mais polêmico do ano. Foi o momento mais tenso entre situação e oposição que teve o seu desfecho com a substituição de quatro suplentes e a tentativa de retirada do deputado Júlio Arcoverde (PROGRESSISTAS) da Comissão de Finanças.
Passada a votação é hora de avaliar as consequências e começar a recomposição. Aliados do governo já entraram em ação para aparar arestas e seguir com a base unida. Durante a votação no plenário já iniciaram as conversas com o objetivo de não deixar o episódio ganhar maiores proporções.
A oposição alimenta a esperança de que desta vez o PROGRESSISTAS rompe a aliança com o Palácio de Karnak. Uma fonte consultada pela coluna, próxima ao senador Ciro Nogueira, disse que o presidente nacional do partido comentou que a relação dele com o governador Wellington Dias é muito boa e que a permanência na base governista depende da manutenção dessa boa relação.
Políticos pragmáticos, Ciro e Wellington vão conversar, discutir o que ocorreu e buscar uma solução para o impasse. A próxima semana será importante para avaliarmos o resultado de tudo que ocorreu nos dias que se seguiram a votação.
DA POLÍCIA PARA A POLÍTICA
O comandante da Polícia Militar do Piauí não tem mais dúvidas. Em março, o Coronel Carlos Augusto deve pedir afastamento para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí. Vários partidos estão oferecendo legenda, entre eles o PROS, PT (a convite do Governador) e o PR, ao lado de Fábio Abreu, que tentará reeleição de Deputado Federal.
ASSIS E WELLINGTON
O deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), presidente da executiva regional do PT, esteve reunido com o governador Wellington Dias. Os dois conversaram sobre o cenário político estadual e a estratégia para eleições de 2018.
PMN DE OLHO EM DR. PESSOA
O deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) esteve reunido, em Teresina, com o presidente nacional do PMN, Carlos Massarolo. Dr. Pessoa foi convidado para comandar a sigla no Piauí. O parlamentar não acertou nada porque antes, disse ele, tem que resolver pendências com o PSD.
VEREADORES DE TERESINA DE OLHO EM 2018
Os vereadores de Teresina estão antenados com o processo eleitoral do ano que vem. Além dos debates na Câmara Municipal muitas vezes referirem-se a temas estaduais, fora do parlamento a política também está a todo vapor. Não resta dúvida que o prato principal deste almoço foi a sucessão estadual.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), realizará de 6 a 8 de novembro, em Oeiras, o XXXVI Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante. O evento é composto de palestras e minicursos sobre temas relacionados à administração pública, com foco na orientação aos gestores e incentivo à participação popular no controle e fiscalização da gestão.
O Seminário é destinado a prefeitos, vereadores, gestores, conselheiros municipais, contadores, servidores públicos e sociedade civil. A abertura oficial será feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e outras autoridades, às 18 horas de segunda-feira, dia 6, no Cine Teatro Oeiras.
EMENDAS PARA SEGURANÇA
De volta a Brasília semana passada, o deputado Federal, Capitão Fábio Abreu, ainda no PTB, fez a indicação de suas emendas. Para segurança pública foram R$ 2.6 milhões, sendo R$ 1 milhão para o Hospital da Polícia Militar.
O DIA SEGUINTE
O deputado José Hamilton, líder do bloco PTB, PROGRESSISTAS e PTC na Assembleia aposta que depois de uma boa conversa os ânimos se acalmam. É que ele foi o autor da proposta de substituir o deputado Júlio Arcoverde na Comissão de Finanças para evitar o voto contrário ao projeto de aumento de alíquota.
O Piauí no seu E-Mail
Escreva seu e-mail e receba as notícias do ARQUIVO 1