ARQUIVO 1

Votação na Assembleia? A solução está entre Ciro e Wellington

Durante a votação no plenário já iniciaram as conversas com o objetivo de não deixar o episódio ganhar maiores proporções

04 de novembro de 2017, às 18:32 | EDITORIA DE POLÍTICA

A votação, na Assembleia Legislativa, do projeto do governo do Estado que cria o REFIS e reajusta a alíquota do ICMS foi o projeto mais polêmico do ano. Foi o momento mais tenso entre situação e oposição que teve o seu desfecho com a substituição de quatro suplentes e a tentativa de retirada do deputado Júlio Arcoverde (PROGRESSISTAS) da Comissão de Finanças.

Passada a votação é hora de avaliar as consequências e começar a recomposição. Aliados do governo já entraram em ação para aparar arestas e seguir com a base unida. Durante a votação no plenário já iniciaram as conversas com o objetivo de não deixar o episódio ganhar maiores proporções.

Senador Ciro Nogueira (PROGRESSISTAS) e governador Wellington Dias (PT)

A oposição alimenta a esperança de que desta vez o PROGRESSISTAS rompe a aliança com o Palácio de Karnak. Uma fonte consultada pela coluna, próxima ao senador Ciro Nogueira, disse que o presidente nacional do partido comentou que a relação dele com o governador Wellington Dias é muito boa e que a permanência na base governista depende da manutenção dessa boa relação.

Políticos pragmáticos, Ciro e Wellington vão conversar, discutir o que ocorreu e buscar uma solução para o impasse. A próxima semana será importante para avaliarmos o resultado de tudo que ocorreu nos dias que se seguiram a votação.

DA POLÍCIA PARA A POLÍTICA

O comandante da Polícia Militar do Piauí não tem mais dúvidas. Em março, o Coronel Carlos Augusto deve pedir afastamento para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí. Vários partidos estão oferecendo legenda, entre eles o PROS, PT (a convite do Governador) e o PR, ao lado de Fábio Abreu, que tentará reeleição de Deputado Federal.

Comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto / Foto: GP1

ASSIS E WELLINGTON

O deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), presidente da executiva regional do PT, esteve reunido com o governador Wellington Dias. Os dois conversaram sobre o cenário político estadual e a estratégia para eleições de 2018.

Governador Wellington Dias e deputado federal Assis Carvalho (PT-PI)

PMN DE OLHO EM DR. PESSOA

O deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) esteve reunido, em Teresina, com o presidente nacional do PMN, Carlos Massarolo. Dr. Pessoa foi convidado para comandar a sigla no Piauí. O parlamentar não acertou nada porque antes, disse ele, tem que resolver pendências com o PSD.

Reunião com a direção nacional do PMN

VEREADORES DE TERESINA DE OLHO EM 2018

Os vereadores de Teresina estão antenados com o processo eleitoral do ano que vem. Além dos debates na Câmara Municipal muitas vezes referirem-se a temas estaduais, fora do parlamento a política também está a todo vapor. Não resta dúvida que o prato principal deste almoço foi a sucessão estadual.

Almoço com política no cardápio

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), realizará de 6 a 8 de novembro, em Oeiras, o XXXVI Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante. O evento é composto de palestras e minicursos sobre temas relacionados à administração pública, com foco na orientação aos gestores e incentivo à participação popular no controle e fiscalização da gestão. 

O Seminário é destinado a prefeitos, vereadores, gestores, conselheiros municipais, contadores, servidores públicos e sociedade civil. A abertura oficial será feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e outras autoridades, às 18 horas de segunda-feira, dia 6, no Cine Teatro Oeiras. 

TCE-PI

EMENDAS PARA SEGURANÇA

De volta a Brasília semana passada, o deputado Federal, Capitão Fábio Abreu, ainda no PTB, fez a indicação de suas emendas. Para segurança pública foram R$ 2.6 milhões, sendo R$ 1 milhão para o Hospital da Polícia Militar.

Secretário de Segurança, Fábio Abreu

O DIA SEGUINTE

O deputado José Hamilton, líder do bloco PTB, PROGRESSISTAS e PTC na Assembleia aposta que depois de uma boa conversa os ânimos se acalmam. É que ele foi o autor da proposta de substituir o deputado Júlio Arcoverde na Comissão de Finanças para evitar o voto contrário ao projeto de aumento de alíquota. 

Deputado Estadual Zé Hamilton (PTB)


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS