ARQUIVO 1

Governo monitora 8 barragens que atingiram o volume máximo no Piauí

Apesar destas barragens estarem operando em nível máximo, o IDEPI afirma que nenhuma oferece risco à população

19 de março de 2022, às 12:30 | Ronilton Leal

O monitoramento feito pelo IDEP (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) apontou que oito das 14 barragens acompanhadas pelo órgão estão operando em volume máximo e sangrando. 

O aumento no volume ocorreu devido às fortes chuvas que têm caído no Piauí e oito barragens já atingiram o volume máximo de água nos reservatórios.

BARRAGENS QUE ATINGIRAM O VOLUME MÁXIMO

  • MESA DE PEDRA - Valença do Piauí
  • EMPAREDADO - Campo Maior
  • CORREDORES - Campo Maior
  • BEZERRO - José de Freitas
  • SALINAS - São Francisco do Piauí
  • PIRACURUCA - Piracuruca
  • SÃO VICENTE - São Miguel do Tapuio
  • ESTREITO - Padre Marcos 

“A dinâmica dos reservatórios é de acordo com as chuvas. Em Pedra Redonda, o reservatório já está cheio e à medida que as chuvas continuem, haverá a liberação da água excedente para o leito do rio, acionando o sangradouro, algo absolutamente normal e esperado para esta época do ano”, explica o diretor de Engenharia do IDEPI, Antônio Marcos Silva. 

Apesar das barragens citadas estarem operando em nível máximo, o IDEPI afirma que nenhuma oferece risco à população.

O IDEPI está contratando, através de processo licitatório, o projeto de Recuperação da Barragem Piracuruca (Piracuruca) e Salinas (São Francisco do Piauí). 

Além disso, está em fase final o projeto de recuperação da Barragem Algodões II (Curimatá), que deve abranger a restauração das estruturas da parede da barragem, além da recomposição e recuperação dos equipamentos hidromecânicos, essenciais para a operação da comporta, que foram furtados da sala de máquinas. 

A Secretaria de Defesa Civil segue com trabalhos de reparo e manutenção na Barragem do Bezerro, em José de Freitas que também deve executar os reparos necessários na Barragem Emparedado, em Campo Maior. 

Além delas, a Barragem de Pedra Redonda, na cidade de Conceição do Canindé, será recuperada em 2022. A obra será custeada por um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional. Este projeto está em fase final de elaboração e tem recursos garantidos no valor de R$ 11 milhões.

Barragem Mesa de Pedra / FOTO: Lucas Veras

Veja mais acessando o Portal Ponto X


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS