ARQUIVO 1

CPRM constata riscos e pede suspensão de visitas no Cânion do Poti-PI

Foram inspecionadas 15 trechos e 7 apresentarem algum tipo de risco e terão que conter sinalizações e mudar pontos de visitação

16 de abril de 2022, às 08:00 | Ronaldo Mota

O CPRM (Serviço Geológico do Brasil) recomendou ao governo do Piauí que suspenda, durante o período de chuvas intensas, os passeios no Parque Cânion do Poti, na cidade de Buriti dos Montes.

A vistoria constatou riscos em algumas áreas, que terão que passar por estruturação, mas não recomenda interdição do Cânion.

O relatório da avaliação técnica do Cânion do Poti foi divulgado nesta quinta-feira (14/04) e a equipe técnica do CPRM, SEMAR e Corpo de Bombeiros, fez a vistoria utilizando drones para registro de imagens aéreas, além de vistorias terrestres. 

Ao todo foram inspecionadas 15 trechos do Cânion entre os dias 14 e 25 de fevereiro de 2022. Desse total, sete trechos foram destacados por apresentarem algum tipo de risco. 

O pesquisador em geociência, Sidney Barros, coordenador de projetos nas áreas de riscos do CPRM, ressaltou que não há nenhuma recomendação para o fechamento do Cânion do Poti, porém algumas áreas terão que passar por estruturações como sinalizações e mudanças de pontos de visitação.

“Não existe nenhum cânion que não há risco, pois está associado a condicionantes naturais. Vai cair pedras, rolamento de estrutura. O risco aumenta com fatores como ventos, chuvas intensas, temperaturas elevadas que faz a dilatação das rochas, essa intervenção do homem, nossa sorte é que não temos chuvas intensas em períodos longos”, explicou o pesquisador.

No relatório, o CPRM recomenda que os visitantes usem coletes e capacetes, além de proibir avançar em determinados locais no Cânion.

“Três locais indicados para banhos terão que ser realocados, devido a estrutura está em risco. As pessoas querem chegar próximo das pedras, tocar nelas, e é preciso ter uma estrutura para que o turista não avance em determinados locais”, completou Barros.

Visitas devem ser suspensas durante o período chuvoso / FOTO: G1

Veja mais acessando o Portal Tribuna em Foco


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS