ARQUIVO 1

Conheça a cidade piauiense que teve indústria ainda na década de 1940

O maquinário veio da Europa, em navios para o Ceará, depois nos trens até onde existia linha férrea à sede da fazenda

17 de julho de 2022, às 13:00 | Augusto Júnior

A Agroindústria Caraíbas, localizada na Fazenda Nova Olinda, de propriedade do visionário e empreendedor General Gaioso, rico fazendeiro e ex governador do Piauí. 

Quando o Brasil ainda dava seus primeiros passos implantando a indústria, no Piauí, a Agroindústria Caraíbas na Fazenda Nova Olinda, na época pertencente a Vila de Marvão (atual cidade de Castelo do Piauí), já estava bem a frente de muitos lugares no Piauí na atividade. 

A Agroindústria Caraíbas produzia uma série de produtos. O maquinário veio todo da Europa ainda na década de 40 em navios até Fortaleza no Ceará, depois nos trens até onde existia a linha férrea, até chegar à sede da fazenda em outros transportes.

Dentre as várias máquinas existentes no local, havia uma de descaroçar o algodão, que deixava-o pronto para ir para a tecelagem, engenhos de fabricar cachaça, e o produto mais conhecido que era a manteiga Caraíba, dentre muitos outros.

Hoje existe apenas as ruínas e atualmente a Fazenda Nova Olinda faz parte da zona rural de Buriti dos Montes que se desmembrou de Castelo do Piauí no início da década de 90.

Se houvesse uma preservação do maquinário bem como da estrutura da agroindústria, o local poderia ser um museu e ideal para uma aula de campo sobre industrialização no Brasil, Revolução Industrial e vários outros temas de várias disciplinas.

Manteiga Caraíba


VEJA MAIS HISTÓRIAS NO BLOG DO AUGUSTO JÚNIOR

* Matéria produzida por Augusto Júnior

Augusto Júnior é professor de Geografia formado pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí), condutor de turistas e visitantes em Castelo do Piauí e comentarista esportivo em programa de rádio.


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS