ARQUIVO 1

Diabéticos terão prioridade em bancos e instituições de Teresina

O projeto de autoria do vereador Alan Brandão (PDT) foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares

04 de novembro de 2021, às 11:00 | Tarcio Cruz

A Câmara Municipal de Teresina aprovou um projeto de lei que tornará obrigatório o atendimento de diabéticos em bancos e instituições privadas da capital. O projeto de autoria do vereador Alan Brandão (PDT) foi aprovado por unanimidade e ainda precisa ser sancionado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

O autor do projeto acredita que a iniciativa pode reduzir o tempo de espera para as pessoas portadoras de diabetes e evitar que fiquem por muito tempo em filas. O parlamentar justifica que o diabético é compatível com a prioridade assegurada aos idosos, pessoas com deficiência e gestantes, pois a doença tem peculiaridades.

“O atraso no atendimento dessas pessoas provoca sofrimento e tem consequências seríssimas. Estamos pensando no bem-estar das pessoas com diabetes na capital. O atendimento prioritário vai trazer mais conforto e segurança para os portadores da doença. É essencial que os locais se adaptem e possam atender com mais agilidade a quem precisa dessa atenção”, ressaltou o vereador Alan Brandão.

O projeto assegura que a pessoa com diabetes deve apresentar documento médico que comprove a patologia para que possa valer-se do atendimento prioritário.

A presidente da Associação dos Diabéticos do Estado do Piauí, Jeane Melo, ressalta que o projeto atém de chamar a atenção para a condição de saúde, ainda ajuda a melhorar o dia a dia desse grupo que precisa de visibilidade.

“A pessoa com diabetes é prioridade sim. Muitos convivem com complicações graves como retinopatias, neuropatias, doenças renais graves e tantas outras situações que se tornam invisíveis para a sociedade. Cerca de 7% dos teresinenses tem diabetes e a grande maioria encontra-se na extrema vulnerabilidade em nossa cidade”, pontua.

O Projeto de Lei prevê multa, a partir da segunda autuação, para os estabelecimentos que não cumprirem a obrigatoriedade.

Vereador de Teresina, Alan Brandão


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS