ARQUIVO 1

“Nunca tivemos vergonha de trabalhar”, dizem irmãs feirantes de Jaicós-PI

Exemplo de garra e determinação, as jovens acordam de madrugada para trabalhar com o pai, na feira do município

16 de novembro de 2022, às 11:30 | Por Josely Carvalho - Portal Cidades na Net

Na rotina diária delas, o despertador toca cedo. Antes mesmo dos primeiros raios de luz surgirem no céu, elas já estão de pé para mais um dia de trabalho duro. Elas acordam por volta das 03h00 da madrugada nas segundas, e logo estão se preparando para ir à feira livre.

Para trabalhar, diariamente elas percorrem os 10 km que separam a Localidade Sítio, Zona Rural de Jaicós, sul do Piauí. No dia da feira, a segunda, antes das 04h00 da madrugada elas já estão no centro da cidade. Nos demais dias da semana, entre 04h30 e 05h00, elas iniciam a jornada de trabalho.

As protagonistas dessa rotina são as jovens irmãs Ana Paula Sousa Silva, 22 anos e Analice Sousa Silva, 20. Há 3 anos, elas trabalham junto com os pais, Antônio de Sousa Silva e Josefa Sousa Silva, no “Ponto das Verduras”, e, com o passar do tempo, herdaram a responsabilidade de tomar conta da barraca que é o sustento da família.

Além de atuarem na feira livre da cidade, às quartas, sextas e sábados, elas se deslocam para a zona rural de Jaicós e Massapê do Piauí para vender de casa em casa. 

“A semana começa cedo, a gente acorda na segunda 03 horas pra vir pra feira. Quando chegamos vamos receber a mercadoria nova, montar a barraca para começar a feira. Mãe e pai ajudam, é a família toda envolvida. Na semana é mais tarde um pouco, de 4:30 pra 5 horas. Trabalhamos de segunda a sábado” conta Ana Paula.

O trabalho com a banca de verduras começou com o pai das jovens, que há 20 anos atua no ramo. Elas cresceram nesse ambiente e hoje seguem na atividade que já faz parte da história da família.

“Quem iniciou tudo foi pai. O pai dele morreu no ano que eu nasci, em 2002, e aí ele começou com uma banquinha no mercado de Jaicós. Fomos crescendo, vendo ele trabalhar, e começamos a trabalhar com ele no final de 2019. Depois cresceu o negócio, compramos mais banca e esse ponto que a gente trabalha hoje, e começamos também a vender pelos interiores, fretando carro pra ir, na Várzea Queimada, Pau do Inxuí, interior de Massapê do Piauí” disse Analice.

As irmãs contam que depois de um certo tempo passaram a gostar da rotina, que trouxe amadurecimento. 

“É algo que vem de família, começou com nosso avô, passou para pai e ele nos ensinou a trabalhar com isso. E virou uma rotina maravilhosa, eu me adaptei a trabalhar com isso já. É cansativo, acordar 3 horas da manhã e parar só de noite, mas é bom. Conhecemos várias pessoas, lugares, aprendemos a trabalhar. Hoje se fôssemos seguir um negócio só nosso conseguiríamos, pela experiência que adquirimos trabalhando” dizem as jovens.

Ana Paula lembra que a família começou com o pouco, mas conseguiu crescer. 

“A banca era bem pequena, só tinha tomate, cebola, banana, pimentão. A maioria do que a gente vende hoje naquela época não tinha. Mas fomos continuando e em 2019 pai resolveu comprar aqui, e aumentamos a mercadoria. Mas logo veio a pandemia e fechou tudo. Quem trabalhava com coisas essenciais podia vender, então a gente ficava no mercado público, no ponto que temos lá, e um amigo deu outro ponto a pai para ele trabalhar. Aumentamos a mercadoria e era entre cinco e seis pessoas para trabalhar porque não dava conta, pois só tinha a gente com banca e Edmilson no verdurão”, disse.

Uma das importantes conquistas da família foi a compra de um veículo para a venda das frutas e verduras no interior. 

“E até hoje estamos aqui, graças a Deus o negócio vem dando certo e com o passar do tempo a gente já conseguiu várias coisas. A gente trabalhava pagando frete e era muito ruim, pois frete é caro, principalmente para viagem longe como nós vamos. Aí no final do ano passado, nós compramos uma D-20, começamos a trabalhar com ela no início do ano e daí pra cá melhorou com certeza. Na quarta eu vou para Massapê, Fraga, Caraíbas, Juzeiro, Retiro. Na sexta ela vai para Várzea Queimada e outros, e no sábado também no interior de Jaicós. Nesses três dias a gente vai pro interior, mas todos os dias a gente está aqui” contam.

Mais do que o ambiente de trabalho, a feira e localidades são também um espaço onde elas criam laços. Há clientes que se tornam amigos, aconselham, incentivam, admiram.

“A gente chega na casa do pessoal e é recebido como se fosse da família. Tomamos café, às vezes almoçamos, conversamos. É um trabalho pesado, mas se torna bom por esse tipo de coisa. No dia que a gente não vai vender o pessoal liga perguntando se a gente tá doente. Tem gente que vem pra feira na segunda e não compra esperando a gente. E temos a responsabilidade de sempre ir. Só faltamos se for algo realmente sério. Muitas pessoas que chegam aqui admiram nós pelo que fazemos. Acho que é isso que motiva nós a trabalhar também”, contam elas.

Ana Paula, em suas palavras, demonstra o amor que tem pelo que faz e por aqueles que são mais que clientes. 

“Se um dia eu chegar a sair daqui vou sentir falta, pois é uma rotina que já acostumei. No dia que não venho pra cá acho diferente, pois geralmente a gente trabalha sempre, até em feriado, só o domingo que é descanso. Eu adoro vir pra cá, ver os clientes, as pessoas. Quando teve o tempo da pandemia, que começou a morrer pessoas, foram tantos clientes da gente, foi muito triste. Uma que me abalou muito foi a morte de dona Luzia Camila. Ela toda segunda chegava cedinho na banca, conversando, dando conselho, dizendo que admirava muito a gente. Hoje sinto falta daquela pessoa que incentivava muito a gente. Temos vários clientes, graças a Deus, e muitos deles dão conselho, admiram muito, falam pra pai 'Antônio, tú deve ter muito orgulho de tuas filhas'. Tantos queriam ter pelo menos uma como elas. Dê valor a tuas filhas”, revelam.

As irmãs também fizeram questão de lembrar de outra pessoa que desde o início, apoia a família. 

“A gente pega mercadoria com Edmilson do verdurão, e na semana pegamos os complementos com Dedé, de Picos. Edmilson é um paizão pra nós. A gente precisava de uma cama fria para as verduras, mas pai não tinha a condição porque nosso foco era comprar a D20 pra trabalhar. Aí pai falou “Edmilson, tem como tu arranjar um cantinho pra nós no teu ponto que tem cama fria?” e ele disse “tu é doido Antônio, aí é de vocês”. E até hoje a gente tá lá, tem a chave. Pai queria pagar aluguel do ponto e ele não aceitou. Ele é um pai mesmo pra gente. Desde o começo a gente aumentou tudo aqui por incentivo dele. Porque pai tinha medo de comprar mercadoria e perder, não vender, e ele sempre dizia 'Antônio tem fé, a gente só consegue as coisas tentando, vamos lutar que dá certo'. Ele é uma pessoa maravilhosa, tudo que a gente precisa ele ajuda. O bom é a confiança que ele da pra gente e isso a gente preserva demais”, disseram.

Por outro lado, há também os desafios. 

“Infelizmente a gente encontra pessoas bem ordinárias, que não sabem respeitar o próximo. Não é porque a gente é uma mulher que tá trabalhando que tem que receber alguns comentários bobos. Aqui a gente tá trabalhando pra conseguir alguma coisa, não por “boniteza”, e nem dando moral pra qualquer um chegar com liberdade com a gente. De vez em quando a gente ouve uma cantada, um comentário besta” diz Ana.

As irmãs contam que até entre a família, há pessoas que sentem vergonha do trabalho delas. 

“E tem pessoas de fora que a gente considera mais que alguns parentes, por eles terem vergonha da gente. Tem umas primas nossas mesmo que se a gente estiver num lugar trabalhando elas não encostam perto de nós. Agora se estivermos numa festa, arrumadas, elas falam. Tem dia que estou sozinha na feira, agoniada com muita gente pra atender, mas elas não encostam nem pra dar um bom dia. E a gente tem amigo que às vezes tá ali e ajuda a gente, mas elas não”, afirmam.

Mas, diante de percalços que surgem, existem também as coisas boas, as pessoas que são fonte de apoio e incentivo. 

“Sempre gosto de postar foto da banca, porque realmente acho bonito quando está tudo montado, posto da limpa de cebola e não tenho vergonha de nada. Então, recebo muitas mensagens bonitas. Meu namorado mesmo fala 'Ana tu é minha inspiração, todos os dias eu levanto me inspirando em tu. Não tem meninas que fazem o que vocês fazem. Trabalham, não tem vícios, não dão trabalho aos pais, vocês são incríveis'. Quando posto alguma coisa no instagram, no whatsapp, todo mundo responde que admira nós. E isso é um incentivo” diz Analice.

Ana Paula, assim como a irmã, é fonte de inspiração para o namorado.

“Eu também iniciei um relacionamento recente e meu namorado todos os dias fala 'Ana, tu é uma inspiração, umas meninas como vocês não existe. Acordam cedo, os pais de vocês não tem a preocupação de vocês sair e chegar nos braços dos outros. Todos os dias vocês estão na luta, eu admiro muito vocês duas'. Isso é mágico. Você receber uma mensagem assim de uma pessoa próxima de você, te incentivando, você fica mais forte e com vontade de melhorar cada dia mais”, destaca Ana Paula.

Mas, a força, inspiração e exemplo maior, as irmãs sempre tiveram dentro de casa: os pais. 

“Pai e mãe são minha inspiração de vida, são pessoas guerreiras, que já passaram por muita coisa na vida. Agradeço muito, desde pequenininha eles sempre nos incentivaram. Eles nunca foram de ir pra roça e deixar a gente em casa. Eles só deixavam quando a gente era muito pequena, mas mesmo assim a gente já ficava cuidando da casa, ia pra casa de vó da comida as galinhas. A gente ficava já de pequena com aquela responsabilidade, eles saiam e deixavam pra gente fazer aquilo. De 6 pra 7 anos eles já começaram a levar a gente pra roça, a ensinar e a gente foi aprendendo. Já fiz de tudo na roça”, diz Ana.

Analice também recordou que desde muito cedo, aprendeu a ajudar. 

“Eu aprendi cozinhar com seis anos. Meu pai levou um acidente de moto e pelo fato de eu ser a mais nova ficava com ele em casa e Ana Paula ia pra roça com mãe. Mesmo sem saber direito eu já fazia as coisas, limpava a casa. Lembro que lá em casa tinha um fogão a lenha, aí eu pegava um balde e subia em cima pra poder cozinhar. E pai dizia “bota o sal, isso, aquilo”, e eu ia fazendo. Não era bem feito, mas o tempo foi passando e eu aprendi”, conta Analice.

A realidade de trabalho e esforço vem de muito tempo. 

“Sempre fomos desenroladas com relação a tudo. Desde pequenas sabemos resolver as coisas, cozinhar, fazer tudo em casa. Nossa infância toda foi na roça, de tudo que tu imaginar nós faz, panhar feijão, castanha, puxar cavalo, plantar melancia. Eu e ela nunca tivemos vergonha de trabalhar e a verdade é que essa realidade nossa muitas meninas da nossa idade não enfrentam, não é se gabando, mas a verdade é essa. É mão suja de cebola, com calos, roupas sujas, a gente carrega esse carrinho aqui todo dia com 6 caixas de verdura em cima, carregamos e descarregamos a D-20. Eu limpo até 10 sacos de cebola e Ana Paula pesa tudo. E tem dias que a gente chega do trabalho e ainda vai pra roça ajudar eles. A rotina é essa, sempre um ajudando o outro. Nosso irmão mais velho morreu em 2015 de acidente de moto, e depois disso nos tornamos “os braços e pernas” do nosso pai, ajudamos ele em tudo. Às vezes ele briga com a gente (risos), mas sempre fala que somos tudo para ele, que o ajudamos muito”,  diz Analice.

Para Ana Paula, o trabalho que a família sai de casa todos os dias para fazer é motivo de gratidão. 

“Às vezes muitas pessoas questionam “vocês não tem vergonha de trabalhar com isso aí?”, eu não tenho, pois é mão suja, mas dinheiro limpo. A gente usa um perfume bacana, uma roupa mais ou menos, come do que quer, tudo através do nosso trabalho. Eu teria vergonha de querer comer alguma coisa, comprar algo e não ter o dinheiro. Isso é vergonhoso, eu tendo 22 anos, não ter um real no bolso porque não quero trabalhar, mas trabalhar para eu ter meu dinheiro, minhas coisas, é maravilhoso, mágico, só tenho que agradecer a Deus”, revela Ana Paula.

Por fim, as irmãs destacaram que o intuito é seguir lutando. 

“A gente pensa em se formar, conseguir algo melhor, vamos fazer o Enem agora, mas enquanto Deus permitir estaremos aqui. Pai sempre diz que tendo saúde a gente tem tudo. E coragem para trabalhar é o que a gente mais tem. Pedimos a Deus que permaneça nossa família unida, com saúde, que o resto a gente leva, consegue tudo, com certeza. A gente já passou por um bocado pesado, mas graças a Deus, com Ele na frente, estamos conseguindo manter a cabeça erguida e seguir em frente”, finalizam.



REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS