ARQUIVO 1

Rafael Fonteles quer Piauí como referência no programa Minha Casa, Minha Vida 3

"Temos que nos preparar com as contrapartidas necessárias prara conseguirmos o maior número de casas", disse o governador

15 de março de 2023, às 11:00 | Editoria de Municípios

O governador Rafael Fonteles recebeu nesta terça-feira (14/03), no Palácio de Karnak, o diretor-geral da ADH (Agência de Desenvolvimento Habitacional), Carlos Edilson, e na oportunidade pontuou metas para o órgão. Fonteles quer o Piauí preparado para enfrentar o problema do déficit habitacional, sendo exemplo para o país, priorizando o programa Minha Casa Minha Vida 3, anunciado pelo presidente Lula.

“A ADH deve estar preparada com todas as contrapartidas necessárias, seja ela financeira, fundiária, administrativa, pra gente conseguir o maior número de casas, nos editais que serão lançados neste programa federal, que é o Minha Casa Minha Vida, que será certamente viabilizado pela Caixa Econômica Federal”, assinalou Rafael.

A regularização fundiária de áreas urbanas é um dos desafios a serem enfrentados. Vários conjuntos habitacionais, construídos décadas atrás pela extinta COHAB e pela própria ADH, seguem com pendências documentais.

“A questão da regularização da propriedade, e principalmente, da construção de novas moradias, tanto coloca as famílias num patamar diferenciado como gera emprego e renda. Um caminho importante para o desenvolvimento do estado”, declarou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, que também participou da reunião.

Rafael determinou que o INTERPI (Instituto de Terras do Piauí), órgão com vasta experiência neste tipo de causa, auxilie a ADH. 

“Tem muita gente que tem a casa, mora, mas não tem o documento do imóvel, e por isso fica impedido de transferir, de fazer alguma linha de crédito utilizando este documento”, pontuou o governador.

O governador classifica o Minha Casa Minha Vida 3 como um motor de desenvolvimento econômico, com forte impacto social, por gerar emprego e renda. A expectativa agora é pelo anúncio da modelagem e das regras da nova versão do programa, que serão definidas pelo Governo Federal.

“Estaremos dentro da ADH trabalhando com muito foco e afinco, para resolver estas pendências e cumprir o que tá estabelecido dentro das metas da agência”, afirmou Carlos Edilson.

Governador Rafael Fonteles


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS