ARQUIVO 1

Varíola dos Macacos: Veja as cidades do Piauí que possuem casos suspeitos

A preocupação da secretaria de Saúde é com as divisas do Piauí com os estados que já possuem casos confirmados da doença

04 de agosto de 2022, às 11:00 | Otávio Neto - Portal O Dia

O Piauí tem cinco municípios que já notificaram casos suspeitos da varíola dos macacos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Teresina, Parnaíba, Esperantina, União, Hugo Napoleão e Batalha. Juntos, essas cidades relataram nove casos suspeitos, sendo que três não se confirmaram e seis estão em investigação atualmente pelo órgão de saúde do estado.

Teresina e Parnaíba notificaram dois casos cada. As suspeitas no litoral apareceram no início desta semana, quando um homem adulto e um idoso procuram o sistema de saúde do município com sintomas da doença. O idoso segue internado em uma unidade hospitalar e o homem está em isolamento domiciliar. 

Dos casos relatados para as autoridades de saúde do Estado, três não se confirmaram e foram diagnosticados como síndrome mão-pé-boca e catapora. A preocupação da secretaria de Saúde é com as divisas do Piauí com os estados que já possuem casos confirmados da doença.

“Nós também já estamos entrando em contato com os nossos municípios que fazem fronteira com Ceará, Bahia e Pernambuco, por que são estados vizinhos que já possuem casos confirmados, e que existe um fluxo tanto de entrada como saída para esses estados através dos municípios, logo é preciso uma vigilância mais forte nestes locais”, disse a coordenadora de epidemiologia da secretaroa de Saúde, Amélia Costa.

Cinco municípios apresentam casos suspeitos / FOTO: VEJA


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS