ARQUIVO 1

Com açude secando, falta de água torna-se crítica em Jaicós-PI

O Secretário Estadual da Defesa Civil classificou como grave a situação do abastecimento de água no município

20 de setembro de 2021, às 10:00 | Mateus Ribeiro

Diante da crise hídrica que assola Jaicós, o prefeito Neném de Edite vem acionando autoridades em nível estadual e federal em busca de solução para a problemática falta de água que afeta a população do município.

Neste final de semana, o gestor reuniu o vice-prefeito Weslley Bispo, os vereadores de sua base de apoio e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaicós, para uma conversa o Secretário Estadual da Defesa Civil, José Augusto, o ex-governador Wilson Martins e o ex-deputado estadual Rubem Martins.

Após explanar a situação do município o prefeito Neném de Edite, acompanhado pelos vereadores, levou o secretário secretário Estadual da Defesa Civil, José Augusto e o ex-governador Wilson Martins até o Açude Tiririca que fica a 4,6 da sede do município.

Após conhecer a situação do açude o secretário Estadual da Defesa Civil classificou como grave a situação do abastecimento de água no município.

“A oferta de água em Jaicós, há muito tempo ela vem deixando a desejar. Desde a época em que eu passei na AGESPISA, perfuramos alguns poços, mas também o lençol não é ideal. Estamos destinando cinco carros pipas para atender a população da zona urbana, e paralelamente vamos fazer uma licitação, este processo tá em curso na secretaria, para definitivamente ter um projeto executivo e, de vez, resolver o problema de água da cidade de Jaicós. Não há uma outra solução, um passe de mágica, que seja uma adutora partindo da Barragem Poço de Marruá”, disse o Secretário.

O ex-governador Wilson Martins relatou que toda a região do semiárido sofre com a falta de água para o abastecimento humano e animal. 

“O município de Jaicós é dos que mais sofrem. Isso é antigo porque em 1981 foi inaugurado aqui, o Açude Tiririca com a presença do então presidente da república. Ele teve uma serventia considerável, mas a situação foi piorando porque foi aumentando o número de pessoas que precisavam do abastecimento de água e com os invernos irregulares, foi secando. Eu estou muito triste, porque eu já vi o Tiririca com bastante água e, chegar aqui e ver o sistema adutor já desligado, pois não tem praticamente mais água, só lama. Uma situação vexatória, emergencial. Falei com o governador Wellington Dias que já disponibilizou recursos para escavar o Tiririca, uma ação preventiva para o próximo ano, com a finalidade de acumular mais água. Foram colocados à disposição do prefeito Neném de Edite cinco carros pipas para atender a população da sede do município durante três meses, e o que mais ele precisar”, disse.

O gestor do município, Neném de Edite, disse que diante dos fatos amplamente divulgados sobre a escassez de água na cidade de Jaicós, o ex-governador Wilson Martins e o secretário da Defesa Civil, José Augusto, entraram em contato com ele. 

“Se prontificaram, dando as mãos para tentar sanar emergencialmente esse problema da falta de água que estamos vivendo em pleno festejo da padroeira. Ouvimos hoje, o ex-governador Wilson Martins e o secretário de Defesa Civil, anunciarem que de imediato vai iniciar uma operação pipa dentro da cidade, na zona urbana, e lutar pelo tão sonhado projeto da Adutora de Poço de Marruá. Recebi também uma mensagem do governador Wellington Dias disponibilizando R$ 200 mil para fazermos uma limpeza no açude, que não vai sanar a situação no momento, mas vai ajudar para o futuro”, lamentou.

Prefeito de Jaicós, Neném de Edite

Veja mais acessando o Portal Info Newss


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS