De carro, moto ou a pé. Conheça o trabalho dos vacinadores no Piauí
Muitas vezes o percurso, por causa do período chuvoso, chega a ser feito a pé coma as estradas intrafegáveis
A saga dos vacinadores é capaz de superar barreiras e de abrandar obstáculos, por mais complexos que sejam, para garantir que as doses da vacina contra a COVID-19 cheguem ao público prioritário.
No município de Padre Marcos, Região Sudeste do Estado, distante 399 km da capital Teresina, a imunização contra o novo coronavírus, segue avançando.
No total, o município vacinou 507 pessoas. Por trás desse número que demonstra esperança, estão os profissionais de saúde, que percorrem todo o município com o objetivo de imunizar o público alvo.
LEIA TAMBÉM
Piauí tem mais um dia com 38 mortes pela COVID-19 e 1.228 casos
Muitas vezes esse percurso, que normalmente é feito de carro, e como no primeiro semestre do ano é marcado pelo período chuvoso, tempo em que rios registram cheia e estradas ficam intransitáveis, a equipe precisa trocar o carro por moto ou até mesmo seguir a pé, para poder levar a vacina aos seus destinatários.
Segundo Yedda Dafny Carvalho Macedo, dentista e coordenadora de imunização, as equipes enfrentam algumas dificuldades, devido muitos idosos morarem em lugares de difícil acesso e ao período chuvoso.
“Atolamento, pneu furado, utilização de moto, e até mesmo a pé, foram alguns dos obstáculos que tivemos que ultrapassar para conseguirmos alcançar nosso objetivo, que é a vacina a todos os cidadãos que sonham com essa esperança”, disse Yedda.
A profissional conta que o trabalho é árduo, mas a recompensa de tamanho esforço, em ver a felicidade dos imunizados é o combustível de toda a equipe.
“O trabalho é árduo, mas a gratidão é muito maior. Ver a alegria do nosso povo a cada dose administrada, com certeza alivia todo cansaço. Ouvir 'Deus te acompanhe e te faça feliz', renova as nossas forças para seguir acreditando em dias melhores. A nossa equipe está empenhada e continuará desenvolvendo esse trabalho tão importante”, contou a coordenadora.
A secretária Municipal de Saúde, Maria Lúcia, que é técnica em enfermagem, tem acompanhado o andamento da campanha de vacinação, prestando também suporte às equipes.
Conforme o vacinômetro do município, 574 doses já foram aplicadas, em profissionais de saúde e idosos, com as vacinas CoronaVac, desenvolvida em parceria entre a farmacêutica chinesa SinoVac e o Instituto Butantan, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca.
Veja mais acessando o Portal Info Newss
O Piauí no seu E-Mail
Escreva seu e-mail e receba as notícias do ARQUIVO 1