Nuvem formadora de tornados foi registrada em Padre Marcos-PI
O climatologista do INMET, Mamedes, esclareceu que tratou-se de um fenômeno perigoso, por haver indícios de um tornado
Um fenômeno meteorológico considerado muito perigoso, conhecido como "CUMULONIMBUS", uma nuvem escura em formato de tornado, foi vista na cidade de Padre Marcos, na última sexta-feira (05/03).
Considerada uma das mais perigosas, por estar associada aos temporais e até mesmo à formação eventual de tornados, a nuvem em formato de funil, foi registrada pelo Diretor-Geral do Portal InfoNewss, Mateus Ribeiro.
Mateus conta que estava trabalhando na cidade, quando percebeu a formação estranha da nuvem e rapidamente fez o registro.
“Presto assessoria de comunicação no município, e em um destes trabalhos diários tive a oportunidade de fazer o registro dessa nuvem, que no momento estava muito bonita”, comentou.
O jornalista informou que o fato ocorreu por volta de 16h52, e disse que aconteceu muito rápido.
“Primeiro se formou uma chuva, coisa que tem sido normal por aqui, mas logo em seguida desmanchou e pouco tempo depois uma nuvem bastante estranha começou a se formar, só que de uma forma muito rápida”, contou.
O climatologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Mamedes, esclareceu que tratou-se de um fenômeno perigoso, por haver indícios de um tornado.
O especialista enviou fotos do estado do Piauí no mesmo momento em que a foto foi registrada e afirmou realmente se tratar de uma nuvem cumulonimbus.
“Pelo registro da foto é possível ver a nuvem cumulonimbus com uma formação de funil, mas, como não há indícios de que a nuvem tenha tocado o solo ou registro de destruição na região, não é possível afirmar com certeza que se trata de um tornado”, disse.
Mamedes explicou ainda, que as ocorrências desse fenômeno é mais comum dos que as pessoas imaginam, tanto no nordeste quanto no restante do país.
“O fenômeno ocorre quando o ar desce na atmosfera e forma pequenos bolsões, que podem ser associados a mamas ou seios, por isso o nome Mammatus”, concluiu.
O fenômeno meteorológico foi divulgado pelo Portal InfoNewss nas redes sociais, pelo Instagram e Facebook, e rapidamente obteve o alcance de mais de 30 mil pessoas, entre visualizações, comentários e curtidas.
Veja mais acessando o Portal Info Newss
O Piauí no seu E-Mail
Escreva seu e-mail e receba as notícias do ARQUIVO 1