ARQUIVO 1

COE mantém uso obrigatório de máscaras em locais fechados no PI

O boletim atesta que as internações por COVID-19 apresentaram um crescimento, nas últimas semanas

24 de junho de 2022, às 07:00 | Cobertura COVID-19

O COE (Comitê de Operações Emergenciais) do Estado do Piauí em reunião nesta quinta-feira (23/06), decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. Ficou decidido também a disponibilidade de álcool gel na entrada de todos os ambientes para a desinfecção das mãos.

Além da manutenção desses itens de segurança, o Comitê decidiu reforçar que o cartão de vacinação deve continuar sendo exigido para a entrada em ambientes fechados. No cartão, é obrigatório contar o registro da terceira ou da quarta dose da vacina de reforço contra a COVID-19. De acordo com o secretário de saúde, Neris Júnior, o decreto do governo do Estado com as medidas deve ser publicado nos próximos dias.

O objetivo das medidas tomadas pelo COE é reduzir os riscos de agravos à saúde de toda a população do Piauí. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Piauí, a taxa de transmissibilidade está em 1.05. As mortes pela doença continuam com a média móvel zerada.

O boletim atesta que as internações por COVID-19 apresentaram um crescimento, nas últimas semanas, saindo de 24 pessoas internadas em leitos clínicos para 28. Nas UTI’s a média de ocupação era de 15 e subiu para 19 internados, já os leitos de estabilização saltaram de 04 para 08 a taxa de ocupação.  

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, as decisões tomadas na reunião do COE Estadual são necessárias para evitar a adoção de medidas mais duras. 

“Estamos com o índice de transmissibilidade em alta e a orientação é pelo uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados como hospitais, clínicas, farmácias, comércios, shoppings, escolas, órgãos públicos e afins. Também orientamos o uso do álcool 70 e a exigência de apresentação do passaporte com a primeira e a segunda dose de reforço, respeitando os prazos. Pedimos que a população use máscara, respeite o distanciamento social e se proteja. A pandemia não acabou. Os casos estão aumentando e só a união do estado e sociedade pode barrar a circulação do vírus. Juntos, vamos vencer”, diz Neris.

Obrigatoriedade em locais fechados


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS