MENU mobile

Candidata Lucineide Barros critica falta de mudança em Teresina

A candidata do Partido Socialismo e Liberdade, apresentou as suas principais propostas e destacou uma “Revolução” que fará na zona rural de Teresina

Reportagem de Tarcio Cruz

A candidata do PSOL a prefeitura de Teresina, Lucineide Barros, criticou a falta de alternância de poder na gestão municipal da capital. 

A candidata do Partido Socialismo e Liberdade, apresentou as suas principais propostas e destacou uma “Revolução” que fará na zona rural de Teresina, caso seja eleita.

Precisamos ter uma revisão nas estruturas do processo eleitoral, temos uma estrutura muito desigual para a disputa. .

CÂMARA MUNICIPAL DE TERESINA

Os partidos com os quais a gente pode fazer alianças não estão na Câmara, por isso também esperamos uma virada nesse momento, principalmente para eleger as candidaturas do nosso partido. Temos inclusive uma candidatura coletiva, a candidatura das marias, é inadmissível termos uma queda nas candidaturas femininas. Se a população entender que agora tem a possibilidade de entender que agora tem uma política voltada pra ela, é ela que vai dizer ao legislativo como deve votar, é daí que vem uma aliança, não por acordos eleitorais.

ALTERNÂNCIA DE GOVERNO

Precisamos ter uma revisão nas estruturas do processo eleitoral, temos uma estrutura muito desigual para a disputa. Quem está no poder normalmente sai na frente, a maior parte das candidaturas estão alinhadas ao poder e isso é um desfavorecimento. Precisamos compreender a necessidade da mudança, não é possível que a cidade de Teresina se mantenha há 30 anos alinhada a um grupo, isso não é favorável a democracia.

MORADIA

A zona norte de Teresina expressa muito bem um conjunto de exclusões que se manifesta em Teresina pela falta de moradia, por um meio ambiente que não é cuidado. Os nossos rios a cada ano são provas da manifestação da falta de cuidado. É uma mensagem de apoio às famílias que estão sendo expulsas com o avanço do programa Lagoas do Norte em Teresina.

MOBILIDADE URBANA

Estamos em uma capital que é a mais motorizada do Nordeste, é a que tem mais motociclistas e é também onde morrem mais motociclistas e com a tendência de aumentar. É necessário ter uma política de transporte que de fato dê mobilidade e privilegie o transporte de massa, desencoraje o transporte individual.  

Eu sou uma educadora e entendo que um processo educacional precisa se relacionar com um processo social. .

COLETA DE LIXO

A coleta de lixo é um problema generalizado em Teresina, nós não temos uma política de eficiente de coleta e tratamento de resíduos sólidos, o tratamento é pífio. Boa parte dos resíduos estão sendo lançados nos rios. A situação de abandono é generalizada.

ZONA RURAL

Nós temos uma zona rural despopularizada, nós temos 83% do nosso território rural, a nossa proposta é fazer uma verdadeira revolução, inclusive do ponto de vista econômico, com a população da zona rural. Criando processos que favoreça a distribuição das terras, promovendo crédito, microcrédito, agroindústria, inclusive para que Teresina possa se tornar um destaque na produção de alimentos saudáveis.

EDUCAÇÃO

Os resultados precisam expressar os processos. Para o que serve a educação? Para a formação. Eu sou uma educadora e entendo que um processo educacional precisa se relacionar com um processo social. Estamos em uma capital onde a população é excluída, como é que a gente pode explicar ter os melhores índices educacionais em uma cidade com tanto pobre e desempregado. É necessário reconhecer o trabalho das professores e dos gestores, mas precisamos entender como é calculado o índice. A prefeitura passa a ensinar apenas o que é cobrado na prova, que é português e matemática. Quem é que pode conseguir uma evolução em uma sociedade que exige muitos conhecimentos ensinando apenas português e matemática?

SEGURANÇA

Para se ter segurança precisa-se de políticas sociais, precisa de emprego, renda, boa educação, valorizar as juventudes, o trabalho. É necessário constituir um aparato de segurança que veja a segurança primeiro como proteção. Nós temos a política da guarda municipal que está muito ao nosso ver muito contraditoriamente associada a assistência social. Nós temos o Vila Bairro segurança que tem se tornado um terror, principalmente para a juventude preta e pobre da periferia.

© 2024 . Portal Douglas Cordeiro - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.