MENU mobile

Fábio Novo defende uma gestão “ousada” na prefeitura de Teresina

Ex-secretário de cultura do Piauí, o parlamentar aposta na sua experiência de gestão para vencer a disputa eleitoral

Reportagem de Tarcio Cruz

O Deputado Estadual Fábio Novo (PT), candidato da coligação “Muito mais para Teresina” a prefeitura da capital, é o quarto convidado da sequência de entrevistas do Portal Douglas Cordeiro que conversará com todos os candidatos à prefeitura de Teresina.

Ex-secretário de cultura do Piauí, o parlamentar aposta na sua experiência de gestão para ser o futuro prefeito de Teresina e defende uma gestão mais ousada e criativa economicamente.

O próximo prefeito de Teresina vai precisar ser criativo, ousado, não pode ter esse ar de cansado que está aí. .

EXPERIÊNCIA

O que me credencia a ser candidato neste mandato é a minha experiência. Fui secretário de uma pasta que ninguém queria e que não tinha dinheiro, fizemos muito com pouco. Recuperamos todo o patrimônio cultural que pertencia a secretaria de cultura do estado. Com um novo olhar, mostrando que é possível fazer muito com pouco, recuperamos todos os espaços de cultura do estado, sem exceção.

PÓS-PANDEMIA

O próximo prefeito de Teresina vai precisar ser criativo, ousado, não pode ter esse ar de cansado que está aí. Isso me credencia a ser candidato, no pós pandemia teremos um cenário econômico difícil, o próximo gestor vai ter que ser criativo para fazer muito com pouco.

SEGURANÇA

O problema da segurança não é problema só do Estado, abandonou-se todos os equipamentos públicos, quadras, campos de futebol, centros de produção. Toda a política social está órfã em Teresina. O sistema de segurança precisa ser reorganizado. A guarda municipal está instalada em uma casa alugada, sem a mínima infraestrutura para funcionar. Tem que dividir a cidade por zonas, colocar bases da guarda municipal e integrar o sistema de monitoramento eletrônico. Tem que integrar também com um programa ousado de rondas. Vamos aliar a força da guarda municipal com a polícia.

EDUCAÇÃO

Teresina avançou na área da educação, mas é muito pouco. Não deveríamos estar falando mais de falta de vagas em creches, Teresina só tem 22% das suas crianças que tem direito a creches, não temos mais que discutir esse assunto. Temos que preparar o aluno não só para português e matemática, mas para história, para geografia, química, física, artes. Vamos potencializar tudo isso, vamos abrir as escolas nos finais de semana levando atividades esportivas e cursos de empreendedorismo. Vamos criar um sistema de progressão e valorização dos professores, para que eles tenham o direito de evoluir.

Há 40 anos tem gente que mora em sua casa em Teresina e não tem direito a um documento do seu imóvel. .

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Não deveríamos mais estar falando em regularização fundiária, há 40 anos tem gente que mora em sua casa em Teresina e não tem direito a um documento do seu imóvel. Teresina pode mais, precisa ter uma gestão ousada, que queira fazer.

TRANSPORTE

Era para já termos resolvido o problema do transporte na nossa cidade, Teresina recebeu meio bilhão de reais para modernizar o seu sistema de transporte. Essa gestão tirou 80 ônibus de circulação, construiu uns “trambolhos” nas avenidas. Precisamos resolver o problema do transporte público.

GALERIAS

Vamos fazer um planejamento para estabelecer metas, aqui não tem uma galeria que se termine. Articular junto a bancada federal para concluir as obras das galerias de Teresina. Pra terminar a galeria do Mocambinho é três milhões. É falta de vontade política, sendo prefeito no ano de 2021 a galeria estará finalizada.

TRANSPORTE

Vamos tratar com respeito o transporte de Teresina, vamos abrir as vias binárias expressas, vamos ter mais ciclovias e interliga-las, vamos construir uma linha viária para o sul e outra para o norte do metrô, vamos ter o bilhete único.

ECONOMIA

Vamos fazer emprego e renda, três medidas que vou fazer a partir de janeiro; colocar todas as obras que tem recurso assegurado para rodar, gerando emprego na cidade. Vamos ter um ousado programa de microcrédito, com acompanhamento. Os empresários das periferias terão créditos desburocratizados e apoio da prefeitura para começar seus negócios. Vamos desburocratizar a prefeitura, tem muitas empresas e comércios que quer ampliar e não consegue por que não consegue alvará.

© 2024 . Portal Douglas Cordeiro - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.