MENU mobile

Marden Menezes fala sobre a oposição na Assembleia e das eleições em Teresina

O parlamentar garantiu que existe um ótimo relacionamento entre as bancadas e disse que fiscalizar o governo não é ofender e xingar

Reportagem de Douglas Cordeiro

O deputado estadual, Marden Menezes (PROGRESSISTAS-PI), propôs uma audiência pública para discutir a situação da AGESPISA (Águas e Esgotos do Piauí).

De acordo com o parlamentar, a população tem reclamado da falta de água, de saneamento básico e dos valores cobrados dos consumidores.

“Queremos discutir com todas as entidades e órgãos o tamanho do problema. Encontrar um caminho a ser trilhado a partir de agora pela empresa”, disse.

Não se trata de torcer contra o Piauí. Não vamos atrapalhar o desenvolvimento da sociedade piauiense. .

Como a bancada de oposição avaliou o pedido de empréstimo do governo do Estado?

Ao longo da história, a Assembleia Legislativa sempre autorizou o poder executivo as autorizações de empréstimos. Quando o governo solicita a aquisição de recursos através de operações de créditos, a justificativa é para investimentos em diversas áreas que o poder público não tem recursos próprios suficientes. A oposição cobrou um cronograma a aplicação do dinheiro que será obtido. O governo solicitou um prazo de sessenta dias para enviar o detalhamento das obras. Como o processo de empréstimo tem várias etapas, houve um entendimento para a aprovação da operação após a liderança da base governista garantir a apresentação da documentação e por isso decidimos autorizar o aporte de recursos. Nós queremos transparência nas explicações, mas não vamos impedir que o dinheiro seja adquirido para a realização de obras. Solicitamos que os valores sejam depositados em uma conta única para que seja facilitada a fiscalização. Não se trata de torcer contra o Piauí. Não vamos atrapalhar o desenvolvimento da sociedade piauiense.

A oposição tem conseguido se impor na Assembleia Legislativa?

A Assembleia Legislativa vive um dos momentos de maior diálogo da sua história. Talvez seja uma das legislatura de maior harmonia. Não existe atritos de ordem pessoal. Nós estamos com uma ótima relação entre as bancadas. O governo enviou, recentemente, um projeto para a redução do IPVA para motos de até 170 cilindradas e votamos favoráveis. No caso do reajuste dos professores, lutamos até o último momento para o reajuste linear. Nós temos uma postura de independência para divergir, mas quando existe uma coincidência de interesses nós sentamos a mesa e dialogamos. A oposição não tem o papel de xingar e ofender. Como somos minoria, se tivermos um comportamento agressivo não conseguimos aprovar nem requerimento para realizar audiência pública. É preciso ter habilidade para contestar e ao mesmo tempo discutir os projetos que consideramos importantes para o povo piauiense.

É preciso ter habilidade para contestar e ao mesmo tempo discutir os projetos que consideramos importantes para o povo piauiense. .

Qual a estratégia da oposição para a eleição de Teresina no próximo ano?

Eu defendo que tenhamos conversas com todas as forças políticas de oposição ao Palácio da Cidade, inclusive o PT. Política é diálogo, articulação e entendimento. Agora, é importante deixar claro queremos fortalecer nossas candidatura e temos nomes excelentes. A deputada estadual Bárbara do Firmino, apesar de jovem, é uma médica e traz o legado do pai. Eu tenho conversado muito com a Bárbara e acho que ela tem muito a oferecer a Teresina. Nós precisamos construir alianças que defendam um novo projeto administrativo para a capital.

© 2024 . Portal Douglas Cordeiro - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.