MENU mobile

Pedro Laurentino defende autonomia ao povo para governar Teresina

O candidato também fala sobre saúde, educação, meio ambiente e transporte defendendo o passe livre para desempregados e estudantes

Reportagem de Tarcio Cruz

O candidato da Unidade Popular, Pedro Laurentino, é terceiro entrevistado na série de entrevistas do Portal Douglas Cordeiro para a prefeitura de Teresina. 

Com uma forte ideologia de esquerda, o candidato defende uma maior participação do poder público nas decisões políticas, aumentando o número de funcionários concursados e dando maior autonomia aos conselhos populares.

O candidato também fala sobre saúde, educação, meio ambiente e transporte defendendo o passe livre para desempregados e estudantes.

Não temos estados demais, temos estados de menos. Falta estado por para a população mais pobre, mais rede hospitalar, mais saúde. .

IDEOLOGIA

Todo militante de esquerda que tem um link direto com a população está preparado para administrar a cidade. Todos os direitos construídos pela constituição de 1988 estão sendo destruídos. Trabalhadores jovens estão na escravidão, vimos a retirada dos direitos da previdência e temos uma reforma da previdência que quer aniquilar com o Estado.

MAIS ESTADO

Não temos estados demais, temos estados de menos. Falta estado por para a população mais pobre, mais rede hospitalar, mais saúde. O Brasil tem cerca 12,1% de servidor por habitante, os Estados Unidos tem o dobro, os países da Europa tem o dobro. PPP não resolve o problema, no Rio por exemplo deu problema e está levando a cassação do governador.

MANDATO POPULAR

Primeiro daremos o poder popular, colocar o povo para participar. Vamos criar um conselho para discutir o orçamento popular e o plano diretor da cidade, é preciso que o povo tenha voz. É preciso chamar o conselho da cidade para discutir os rumos de Teresina.

TRANSPORTE

O transporte público é um direito social, ele é um direito que assegura outros direitos. Quem manda no transporte de Teresina é o SETUT. Vamos mudar esse sistema Integra que mais desintegra. A nossa proposta é fazer com que o conselho municipal de Transporte realmente tenha de fato a participação popular, o desempregado não vai pagar passagem e o estudante também terá passe livre.

40% da juventude de Teresina, dos 15 aos 17 anos, não estuda nem trabalha. É o jovem “nem-nem”. .

MEIO AMBIENTE

A política ambiental da prefeitura fracassou. Temos dois rios que são esgotos a céu aberto, temos 400 bueiros que jogam esgoto nos rios Poty e Parnaíba, 80% do esgoto de Teresina não é tratado, não tem aproveitamento de nenhum por cento dos resíduos sólidos. O conselho de meio ambiente precisa apresentar soluções para a cidade, se o meio ambiente morre a cidade morre.

ECONOMIA

Não se sai de uma crise como essa sem investimento público. Essa pandemia empobreceu quem já era pobre e enriqueceu quem já era rico. Para enfrentarmos essa situação precisamos de verba pública, no Brasil estamos fazendo o contrário, aumentando o capital no mercado financeiro. O prefeito precisa fazer uma articulação para que esses recursos cheguem, por exemplo mutirões habitacionais, dar emprego e construir moradia para o povo. Temos que investir nos pequenos empresários.

JUVENTUDE

40% da juventude de Teresina, dos 15 aos 17 anos, não estuda nem trabalha. É o jovem “nem-nem”, esse jovem vai ser mão de obra para o traficante ou trabalhar em um subemprego, esse não pode ser o futuro da nossa juventude.

© 2024 . Portal Douglas Cordeiro - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.