MENU mobile

Vereador Ismael Silva fala sobre o impasse com Dr. Pessoa e da eleição de 2024

O parlamentar vai permanecer no PSD? Vai concorrer à reeleição? Pode ser candidato à prefeito de Teresina?

Reportagem de Douglas Cordeiro

Uma entrevista onde o vereador de Teresina, Ismael Silva (PSD), fala sobre o impasse entre a Câmara Municipal de Teresina e o prefeito Dr. Pessoa, reafirma sue posicionamento de opisção ao Palácio da Cidade e revela quais serão os próximos passos na política piauiense. 

Permanece no PSD? Vai concorrer à reeleição? Pode ser candidato à prefeito de Teresina?

Acompanhe como foi a conversa com o parlamentar.

Na minha fala na tribuna, eu disse que não iria ser motivo de deboche por tomadas de decisões equivocadas .

DOUGLAS CORDEIRO - Existe uma falta de entendimento entre a Câmara Municipal e a prefeitura de Teresina?

ISMAEL SILVA - Existe um grande impasse sobre os pedidos de empréstimo que passam pela autorização da Câmara Municipal. No ano passado dois empréstimos foram autorizados. O primeiro, com o Banco Regional de Brasília, foi autorizado, mas ainda não foi assinado contrato. Com relação a operação de crédito de 500 milhões de reais, junto ao Banco do Brasil, já recebemos relatórios de algumas ações porque os recursos estão sendo liberados através de parcelas. Este ano, temos um pedido feito pelo executivo municipal a Caixa Econômica Federal, de 60 milhões de reais, aprovado através do programa Pró-Moradia, no final da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, para a construção de 414 casas populares. Esta matéria chegou ao legislativo municipal, a Comissão de Legislação e Justiça solicitou documentos complementares sobre o impacto financeiro. Esta operação é a que menos me preocupa porque tem uma finalidade específica. Sobre o empréstimo feito com a Agência Francesa, é importante deixar claro para a população que ele foi aprovado em 2020, ainda na gestão do ex-prefeito Firmino Filho, o Tesouro Nacional pediu uma adequação, já foi aprovado em primeira votação, mas precisa ser aprovado em uma segunda votação. Ele não foi aprovado na sessão da última terça-feira porque, infelizmente, os colegas esvaziaram o plenário, não sei qual é a estratégia, o que está acontecendo nos bastidores, nós tínhamos quórum para votação, mas não houve a apreciação do plenário. Foi convocada uma reunião, pelo presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel, para discutir a pauta do empréstimo. Eu entendo que a matéria tem que ser colocada em votação, quem for contrário, vota contra e quem for favorável, vota pela aprovação. Eu sou oposição, mas nós temos que ter responsabilidade quando se trata de investimentos em nossa cidade. Este tipo de comportamento gera questionamentos sobre o trabalho dos parlamentares. Na minha fala na tribuna, eu disse que não iria ser motivo de deboche por tomadas de decisões equivocadas. Eu tenho inúmeras divergências sobre o posicionamento do vereador Antônio José Lira, já tivemos embates, mas neste aspecto, eu não tiro a razão dele.

O caminho natural é a reeleição para vereador, mas não posso fechar portas para novas oportunidade .

DOUGLAS CORDEIRO - Onde estão ocorrendo as falhas no diálogo entre executivo e legislativo?

ISMAEL SILVA - Um dos grandes problemas nessa relação entre executivo e legislativo é o perfil do prefeito de ser mais impositivo. Eu não tenho ligação alguma com o poder executivo. Eu não sei como está a relação de alguns colegas com a prefeitura de Teresina. Quando o assunto é ocupação de cargos na gestão municipal, eu não participo. Para ser muito sincero, acho o Antônio José Lira muito corajoso por conseguir defender a atual gestão e eu já disse isso a ele. Um dos pontos que a gestão falha é no envio de matérias sem a documentação necessária, falta explicação técnica para que os parlamentares entendam o que está sendo proposto. Muita gente, por exemplo, está achando que o empréstimo com a Agência Francesa está sendo contraído agora, quando na verdade, foi autorizado em 2020. O líder do prefeito exerce o papel dela no legislativo. Ele conversa com situação e oposição, o problema é que muitas demandas apresentadas pelos vereadores não são atendidas pelo executivo.

DOUGLAS CORDEIRO - O projeto de empréstimo com a Agência Francesa vai ser votado na próxima terça-feira?

ISMAEL SILVA - USó pode haver sessão se ocorrer a segunda votação do empréstimo porque já foi declarada urgência simples na última sessão. Esse atraso na votação está atrapalhando outras matérias que precisam ser discutidas. Tem o projeto do REFIS, extremamente positivo, que já foi para pauta duas vezes e não foi votado. Isso vai sendo adiado gerando um prejuízo para a população.

DOUGLAS CORDEIRO - Sobre 2024, existe a possibilidade de concorrer à prefeitura de Teresina?

ISMAEL SILVA - Nosso foco hoje é nos problemas que acidade tem enfrentado. Tentar apresentar soluções para estes problemas. O caminho natural é a reeleição para vereador, mas não posso fechar portas e dizer que não poderei concorrer à prefeitura de Teresina. Eu não posso deixar de alçar outros voos, não por vaidade, mas porque a cidade precisa de um trabalho diferenciado, seja nas eleições de 2024 ou mais adiante. Se for o desejo da população que nós tenhamos outros espaços para ocupar, nós vamos nos preparar.

DOUGLAS CORDEIRO - Se o PSD não lançar candidato próprio, dependendo de quem o partido vai apoiar, o senhor pode trocar de sigla?

ISMAEL SILVA - Pode influenciar. O PSD, diferente de outras siglas partidárias, tem respeitado meus posicionamentos, mas dependendo da conjuntura de 2024, nós vamos avaliar qual caminho seguir. Nosso desejo é permanecer no PSD, mas vai depender do cenário do próximo ano.

© 2024 . Portal Douglas Cordeiro - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.