PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Qual a situação das barragens neste período em que as chuvas retornam, principalmente com força em alguns locais?
LEONARDO SOBRAL - Prevendo o período chuvoso, desde o final do ano passado montamos uma comissão de engenheiros barragistas, civis, agrimensores e geólogos. O objetivo é de fazer diagnóstico após inspeções no local para sabermos quais barragens há necessidade de alguma manutenção corretiva, uma vez que a preventiva é permanente. Estamos monitorando vinte e quatro horas por dia a situação das maiores barragens no Piauí.
PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - No caso da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, que em 2018 ameaçava romper e precisou de um trabalho emergencial? Há casos onde o IDEPI tem monitorado mais de perto?
LEONARDO SOBRAL - Sim. Na Barragem do Bezerro foi realizado um trabalho emergencial por conta do transbordamento naquele momento. A notícia boa é que no ano passado, após proposta feita pelo Governo do Estado ao Governo Federal, tivemos nosso plano de trabalho aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e para 2020 temos recursos no Orçamento da União para reforma da Barragem do Bezerro, em José de Freias e do Emparedado em Campo Maior. Os recursos foram disponibilizados para o Governo do Estado através da Defesa Civil em razão do ocorrido em 2018. Outra boa notícia é que a Barragem de Atalaia, em Corrente, está 81% concluída. Também viabilizamos junto ao Governo Federal recursos na ordem de R$ 12 milhões para enfim podermos fechar o maciço e concluir esta barragem tão importante para o Sul do Estado.