MENU mobile

"Comandar Teresina é preciso competência e mãos limpas", diz Kleber

Em um tom de pré-candidato, ele falou sobre a provável escolha do seu nome e dos desafios do próximo gestor da capital

Reportagem de Sidney Santos e Ravi Marques

O Portal Douglas Cordeiro entrevistou o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, sobre sua pré-candidatura dele à prefeitura de Teresina. 

Em um tom de pré-candidato, ele falou sobre a provável escolha do seu nome e dos desafios do próximo gestor.

Eu me sinto capaz de novos desafios para fazer com que essa cidade seja uma cidade cada vez melhor, uma cidade mais justa. .

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Professor, um novo desafio vem aí para sua carreira. Queria que o senhor falasse um pouquinho desse desafio em dirigir e comandar a capital piauiense.

KLEBER MONTEZUMA - O nosso desafio, estamos trabalhando há algum tempo. Eu fui secretário do Trabalho e Assistência Social do prefeito Wall Ferraz em 1993, depois fui secretário de Habitação e Urbanismo do prefeito Firmino filho na sua primeira gestão e com o prefeito Firmino Filho fui secretário de Educação em três gestões. Então, a nossa marca de trabalho na Assistência Social, Habitação e Urbanismo e Educação tá por toda a cidade de Teresina, tanto na zona urbana como na zona rural. 

Eu conheço a cidade de Teresina. Eu conheço as lideranças comunitárias na cidade de Teresina. Eu conheço os desafios que a cidade de Teresina tem e todos esses anos de trabalho como secretário prestando serviço nas mais diversas áreas, deram-me a condição de poder dizer que eu me sinto capaz de novos desafios para fazer com que essa cidade seja uma cidade cada vez melhor, uma cidade mais justa, uma cidade mais acolhedora de um povo bom, como é o povo da cidade Teresina.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Qual o significado para o professor Kleber Montezuma ser prefeito de Teresina?

KLEBER MONTEZUMA - Olha, primeiro nós vamos ter que esperar a definição do prefeito Firmino Filho que vai anunciar em breve e depois que ele fizer o anúncio do nosso candidato, aí nós vamos poder nos manifestar. O nosso candidato vai poder dizer o que ele pretender fazer com esse desafio que é administrar a cidade Teresina. Não é uma cidade fácil, tem muitos desafios, não é para ninguém que seja amador na administração pública. A cidade de Teresina, pelos desafios que tem, requer alguém que tenha capacidade, alguém que tenha experiência na administração pública e nos quadros da prefeitura de Teresina nós temos pessoas capazes de fazer essa administração pública, para que preserve as conquistas já obtidas na cidade e possa fazer os avanços diante dos desafios que se apresentam para o futuro.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Professor, hoje a capital piauiense é referência em relação à educação. O senhor hoje realmente passando a ser candidato a prefeito Teresina, qual seria sua meta principal, além da educação?

KLEBER MONTEZUMA - A educação de Teresina é a primeira entre todas as capitais brasileiras e precisa avançar ainda mais. Estamos alfabetizando nossas crianças aos 6 anos de idade, na idade certa, nossos alunos estão tendo destaque em nível nacional, ganhando muitas medalhas em nível nacional, os nossos professores aqui tem feito esse trabalho, os nossos pedagogos e diretores de escolas são os grande protagonistas dessas transformações na educação que a gente tem. 

Mas nós temos também uma área importante que é a área da saúde, e na área da saúde tá se fazendo um bom trabalho, o professor Charles Silveira, que saiu a pouco da fundação municipal de saúde, fez um bom trabalho, o doutor Moura aqui tá assumido, vai dar continuidade a esse trabalho para melhorar cada vez mais a atenção básica da saúde. O acolhimento as pessoas que precisam serem atendidas na saúde, eu acho que isso é uma coisa que tem que continuar e vai continuar muito bem. 

Nós temos assistência social que acolhe e que atende a muitas famílias que precisam, aliás ex-prefeito Wall Ferraz dizia uma frase interessante, ele dizia que – “Quem precisa do poder público são aquelas pessoas mais simples, às mais pobres” - e a prefeitura está presente para essas pessoas. Nós temos desafio da mobilidade urbana. A cidade cresceu muito, tem muitos carros, muitos veículos na cidade, é preciso melhorar cada vez mais esse setor da mobilidade urbana. 

Estamos fazendo uma mudança importante no transporte público de Teresina e quando se faz mudanças geralmente sempre tem problemas, tem desafios a serem superados e tem que ter capacidade para superar esses problemas. Já temos ônibus com ar-condicionado e parada de ônibus com ar-condicionado, temos um corredor exclusivo para facilitar e chegar mais rápido ao destino das pessoas que utilizam o sistema de transporte urbano, mas tem coisas que precisam melhorar, e o desafio é esse, darmos continuidade ao trabalho, quer dizer, preserva o que já se conquistou e melhora o que precisa melhorar.

Não podemos entregar nossa cidade as aventuras, as brincadeiras. Não, nós temos que entregar nossa cidade para quem seja capaz de administrar com seriedade, com zelo, com cuidado, administrar com as mãos limpas. .

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Professor, o senhor tem uma larga experiência como gestor público, mas eu queria que o senhor fizesse uma analise do atual momento político piauiense.

KLEBER MONTEZUMA - Olha, o momento político piauiense é um momento de muito cuidado, porque nós estamos encaminhando para um momento de escolha. Escolha de quem vai fazer a gestão da cidade, de administrar a cidade, quem vai enfrentar os desafios que a cidade tem, uma cidade ela nunca está pronta. Ela está sempre precisando de mudanças, transformações, novas ideias, a cidade sempre está inacabada e esse desafio é um desafio que não é um desafio qualquer. 

Por isso é preciso que a gente tenha pessoas que sejam capazes de fazer administração, que tem experiência comprovada. Uma coisa é você dizer que "vai fazer", isso todo mundo diz, dizer é fácil. Outra coisa é você ter uma pessoa que já demonstrou ser capazes de fazer, uma pessoa que trabalhou na área da Assistência Social e demonstrou ser capaz de fazer, uma pessoa que já trabalhou na Habitação e Urbanismo e já demonstrou ser capaz de fazer, que já trabalhou na área da Educação e demonstrou ser capaz de fazer, trabalhou na área da Saúde, já mostrou ser capaz de fazer. Então na hora da escolha, isso é muito importante, porque nós não podemos entregar nossa cidade as aventuras, as brincadeiras. Não, nós temos que entregar nossa cidade para quem seja capaz de administrar com seriedade, com zelo, com cuidado, administrar com as mãos limpas, e mãos limpas não é só estender as mãos e dizer que elas estão limpas, porque foi lá na pia e lavou as mãos com sabão, as mãos limpas é olhar o passado. 

No meu passado, por exemplo, fui secretário de Assistência Social, secretário de Habitação e Urbanismo, três vezes secretário de Educação e posso dizer que tenho as mãos limpas pelo meu passado de administrador. Levantar as mãos e dizer “essas mãos estão limpas” qualquer um faz. Agora, o Kleber Montezuma tem como mostrar as suas mãos limpas pelo seu passado de administrador da cidade Teresina.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - O cidadão que está desacreditado politicamente, qual seria a mensagem hoje do professor Kleber Montezuma?

KLEBER MONTEZUMA - Que nós temos que ter sempre fé e temos que ter sempre crença, porque os problemas da cidade elas passam pela escolha política que a gente faz, então se a gente faz a escolha, a gente pode ter um bom gestor para cuidar da cidade, se a gente se omite, aí pode entrar qualquer aventureiro, qualquer um despreparado, e aí é um desastre. Então assim o chamamento é para todos, e todos nós participamos de  forma ativa sobretudo os homens e mulheres de bem, como é o caso do cidadão da cidade de Teresina.

© 2024 . Portal Douglas Cordeiro - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.