MENU mobile

"PSD pretende eleger 50 prefeitos em todo o Piauí", diz Georgiano

"Em março, ainda dentro da janela partidária de 4 de março a 3 de abril, faremos mais um evento de filiações, o terceiro deste último ano", afirma o parlamentar

Reportagem de Wesslley Sales

Vindo de duas eleições fortes em Teresina o PSD quer manter o protagonismo em 2020 com candidatura própria. Mas o planejamento do partido mostra que as metas são ousadas. 

Nesta entrevista o deputado Georgiano Neto dá detalhes e fala ainda sobre a expectativa de mais recursos para tocar obras importantes no Piauí, como a Transcerrados.

Hoje temos 42 prefeitos, 21 vice-prefeitos, mais de 200 vereadores e a expectativa é que até o final da janela (troca de partido) possamos chegar a 50 prefeitos, além de 300 a 350 vereadores. .

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Qual planejamento está sendo feito pelo PSD para as eleições deste ano?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - Estamos preparando o PSD. Vamos vivenciar uma nova legislação eleitoral que provocou profundas mudanças, a principal delas, o fim das coligações proporcionais. Por isso desde o início ainda do ano passado estamos preparando o partido, fortalecendo o PSD para a disputa e assim termos resultado positivo. Tivemos adesões de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças que realmente somam conosco e a expectativa é termos um importante resultado das urnas.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Qual o atual cenário do partido?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - Hoje temos 42 prefeitos, 21 vice-prefeitos, mais de 200 vereadores e a expectativa é que até o final da janela (troca de partido) possamos chegar a 50 prefeitos, além de 300 a 350 vereadores. Mais vice-prefeitos também vem somar conosco para fortalecer o PSD.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Haverá mais alguma movimentação do partido para filiações no Estado ou só mesmo as negociações que já estão acontecendo?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - Em março, ainda dentro da janela partidária de 4 de março a 3 de abril, faremos mais um evento de filiações, o terceiro deste último ano, para consolidar ainda mais o partido e deixa-lo preparado paras disputas eleitorais nos municípios.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - E qual projeção para lançar candidaturas?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - Temos uma determinação nacional do partido, uma circular para todos os diretórios regionais, de que tenhamos candidatura própria em todos os municípios, uma tarefa que não é fácil. No Piauí estamos fazendo um esforço para concretizar este projeto e buscando lançar candidatura próprio em no mínimo 120 cidades.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Esta circular não estabelece um limite mínimo de cidades ou de habitantes?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - Não. É para todos os municípios, principalmente nas capitais.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - O PSD pretende sair com quantos prefeitos?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - A expectativa é de que a gente possa sair como no mínimo 50 prefeitos eleitos. Isso corresponde em torno de 20% dos municípios piauienses, consolidando esse trabalho sério e dedicado de crescimento do partido.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - E Teresina?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - É bom que se diga que o PSD teve papel importante nas duas eleições municipais que disputou aqui em Teresina. Em 2012, tivemos o vice-prefeito do então candidato Firmino Filho e 2016 uma candidatura própria que teve quase 40% dos votos no primeiro turno com o Dr. Pessoa e agora em 2020 nosso trabalho é para que o PSD continue sendo protagonista, continue esse papel importante na capital com candidatura própria. O partido se reuniu no início do ano passado e dentro das opções que tínhamos na época, o meu nome foi escolhido para este projeto de crescimento e propor a Teresina um discurso diferente, uma renovação para ajudar a desenvolver a capital. Teresina cresce e, claro, surgem novos problemas. Então, é preciso uma gestão enérgica e com vontade de trabalhar para resolver as questões que a população precisa.

Então, é preciso uma gestão enérgica e com vontade de trabalhar para resolver as questões que a população precisa. .

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Mas, tem um problema. O Senhor viaja muito e tem presença constante nos municípios que representa. Então, deve ter resistência dos candidatos que devem cobrar sua presença no interior na eleição.

DEPUTADO GEORGIANO NETO - É verdade. Temos dialogado com nossa base eleitoral que nos apoiam na capital e interior, buscando a melhor estratégia para superar esta dificuldade. Mas, a gente tem um time forte, unido e quer fazer o PSD avançar. Vamos encontrar um meio termo para viabilizar nosso nome como pré-candidato a prefeito e fortalecer o PSD no interior.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - O Deputado Júlio César teve uma conversa com o ex-prefeito Sílvio Mendes e fez convite para ele filiar-se ao partido. Então, surgindo outro nome com peso que o seu tem, o Senhor cederia a vaga?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - Fizemos o convite ao Sílvio Mendes, um homem de história pública fantástica, de muito serviço prestado a Teresina e ao Piauí também como médico. Com certeza ele se filiando ao partido fortaleceria o PSD e essa questão da pré-candidatura o partido se reuniria para avaliar qual melhor nome para a disputa e vencer as eleições.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Haverá um reinicio diferente dos trabalhos no legislativo exatamente por ser um ano eleitoral. Diante disso, o que o Senhor planeja para seu mandato?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - Temos buscado desde o início deste segundo mandato, onde tive a gratificação de ser eleito como deputado estadual mais votado da história do Piauí, manter esse ritmo de trabalho intenso na capital e nos municípios. Temos buscando fazer um mandato de resultados, melhorando a vida das pessoas e trabalhando matérias importantes que ajudem o Piauí a se desenvolver. Temos um olhar voltado para o servidor público, para as classes que mais precisam.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Quais projetos para 2020?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - Tivemos em 2019 de muita limitação, um ano onde os estados e o Governo Federal tiveram muitas dificuldades. Esperamos que 2020 seja bem melhor, com mais capacidade de investimento com obras estruturantes que são desejos antigos da população. Nós temos vários projetos na área da saúde, educação, apoio à agricultura e principalmente ao pequeno agricultor, ações no fortalecimento do agronegócio e da infraestrutura dos municípios como asfalto e calçamento.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - O Senhor conhece muito bem a região produtora de grãos, onde existe muita reclamação sobre infraestrutura. O Senhor acredita que é possível mudar a realidade para escoar os grãos?

DEPUTADO GEORGIANO NETO - Sem dúvida. É preciso uma atenção maior com a região porque lá está o futuro do Estado e produz riqueza para milhares de famílias. Com certeza o Governo do Estado em parceria com a Bancada Federal, claro com apoio também da Bancada Estadual, haverá de somar esforços. A expectativa é que 2020 seja bem melhor, com recursos para investimento e tirar essas obras fundamentais, como a Transcerrados, do papel.

© 2024 . Portal Douglas Cordeiro - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.