MENU mobile

Superintendente Paulo Lopes fala das obras da Zona Sul de Teresina

"A via Poti Sul, é uma obra de mobilidade urbana importante para Teresina, consideramos como uma das maiores obras do prefeito Firmino Filho", diz Paulo

Reportagem de Ravi Marques

O Portal Douglas Cordeiro entrevistou o superintende da SDU Sul, Paulo Lopes, que falou sobre importantes obras na região, como a Marginal Poti, elevado da Avenida Barão de Gurgueia, reformas em mercados públicos e revitalização da Vila da Paz.

O superintendente falou de prazos e do que estão sendo planejado para a Zona Sul da capital.

Outra obra estruturante importante é o elevado da Avenida Barão de Gurguéia com a Henry Wall de Carvalho, no Balão da Tabuleta, um dos principais corredores de transporte da zona sul da capital. .

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Superintendente, elenquei aqui alguns pontos que são importantes, acho que os mais cobrados, vamos começar com a via Marginal Poti Sul. Vai haver mais algum prazo para a intervenção da via? Como está a situação?

PAULO LOPES -  Com relação a via Poti Sul, é uma obra de mobilidade urbana importante para cidade de Teresina, consideramos como uma das maiores obras da gestão do prefeito Firmino Filho, onde nós temos praticamente 8 quilômetros da via marginal Poti Sul, que na realidade é o prolongamento da avenida Marechal Castelo Branco, saímos da curva do CFAP, já estamos na Ponte Wall Ferraz, inclusive com asfaltamento das pistas, canteiro central, calçadas, a partir de sinalização horizontal e vertical, faltando apenas a parte da iluminação. Devemos estar até o inicio da próxima semana iniciando a parte da iluminação, para que fique pronto todo esse trecho, pouco mais de 1 quilômetro até a ponte Wall Ferraz. 

Na passagem da ponte Wall Ferraz, nós temos que fazer um trabalho de contenção do aterro da Ponte Velha, é bom que a gente entenda, a ponte nova foi feita há alguns anos, ela já tem uma cortina, que é uma proteção do talude do aterro da ponte. Do lado da ponte velha, que foi feita na época do então prefeito Wall Ferraz, nós temos um talude onde nós temos inclusive alguns pneus fazendo essa proteção. Nós vamos ter que retirar esses pneus, fazer um corte nesse aterro, para isso tem que ter a proteção ou então a cortina, para isso nós estamos fazendo as fundações lá em cima no caso da ponte Wall Ferraz, na ponte velha, como eu falei, para isso nós tivemos que fazer uma interdição de duas vias nos sentidos Centro-Sul no sentido da zona leste-sudeste, deixamos apenas uma via para circulação dos veículos, importante também dizer que ela está toda sinalizada, inclusive a noite com a parte de iluminação e sinalização refletiva que é a recomendada pelos nossos órgãos de trânsito, também tem o acompanhamento da STRANS. 

A ponte nova no sentido inverso de quem vem da zona Leste-Sudeste para o sentido Centro-Sul está cem por cento liberada, inclusive nós liberamos as alças de acesso da via marginal Poti sul no sentido da Higino Cunha ou no sentido inverso, ou seja, quem vem da zona Leste-Sudeste já pode pegar a alça para pegar a via sul e no sentido da zona norte, na zona centro e da Marechal Castelo Branco, ou então de quem vem do sentido inverso pegar a Higino Cunha no sentido do Centro-Sul. Essa obra estava prevista, essas Fundações para cravação desses tubulões, estava previsto para nós iniciarmos dia 14, 10 dias, daria dia 24 agora de sexta-feira passada, nós tivemos alguns contratempos, por conta do tanto das chuvas como também da própria escavação para cravação das estacas desses tubulões, onde nós tivemos um solo muito úmido, vamos dizer assim para que as pessoas intendam, encharcado, então nós tivemos alguns problemas com desmoronamento. 

Estava previsto o equipamento, ele tem aí um diâmetro de um metro e vinte, quando a gente chegou embaixo tinham situações que estavam com dois metros, nós tivemos que colocar uma argamassa, isso foi por orientação técnica, coloca uma argamassa e depois de algum tempo de cura a gente faz novamente a perfuração desse buraco para que ele fique uniforme com esse diâmetro recomendado. Então esse novo prazo que nós estamos pedindo para a população inclusive, pedindo para que as pessoas possam entender esse trabalho que nós estamos fazendo, é o dia 3 de fevereiro que a próxima segunda-feira, vamos fazer de tudo inclusive também intensificando esse trabalho pedindo inclusive agilidade para essa empresa, esses equipamentos, eles são de fora eles vieram de Minas Gerais para fazer essas escavações desses tubulões. Profundidades que variam inclusive até 18 metros de profundidades, para você ver como é uma escavação bem grande. Quando sair da ponte Wall Ferraz nós vamos para o aterro ali da linha férrea, que é logo em seguida, porque a avenida vai passar por baixo da linha férrea, fizemos um contato com a FTL, Transnordestina e com a nossa companhia do metrô, e estamos também programando essa passagem para que a avenida possa fluir normalmente ali naquela passagem, inclusive já estamos entre as pontes Wall Ferraz e Anselmo Dias, trabalhamos inclusive com asfaltamento. A parte de terraplanagem já ficou pronta, drenagem de águas pluviais já foram feitas e agora nós estamos trabalhando com asfaltamento, e a partir de meio fio, de sarjetas e meio fios também nesse trecho que é a via Marginal Poti Sul tão importante para a zona sul é que nós estamos trabalhando.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Uma outra obra de mobilidade urbana importante é o viaduto da avenida Barão de Gurguéia com a Henry Wall de Carvalho. Como está o andamento?

PAULO LOPES - Também uma das grandes obras na gestão do prefeito Firmino Filho. Uma obra estruturante, o elevado da Avenida Barão de Gurguéia com a Henry Wall de Carvalho, no balão da tabuleta, nós sabemos que é um dos principais corredores de transporte da zona sul da cidade e a Barão de Gurguéia com a Henry Wall de Carvalho, que dá acesso a zona sul e ao centro, e também a outras cidades como, por exemplo, Nazária, Palmeirais, até para o próprio Maranhão, e o cruzamento da própria via  da BR que vai no sentido que hoje é a Avenida Getúlio Vargas no trecho urbano, que dá acesso ao Maranhão para ponte, essa elevado vai com certeza resolver aquele problema de trânsito que a gente tem ali. 

Nós temos uma demanda muito grande, nos horários de pico, nós temos congestionamentos ali enormes e a rotatória que existia não estava resolvendo. Com o elevado nós vamos no sentido de quem vai para Henry Wall ou para Barão de sentido centro, nós vamos ter levado e quem vem de Timon ou vem a região sudeste, no caso da rodoviária, da Miguel Rosa, vai poder acessar através de uma rotatória e isso vai resolver aquele problema de trânsito. Dizer que o valor daquela obra é de aproximadamente 25 milhões de reais, com recurso de financiamento, FGTS. E também o prazo para que nós possamos concluir essa obra. 

O prefeito Firmino Filho tem dito que a nossa previsão, gostaria inclusive que essa obra fosse entregue após o período chuvoso, ou seja, final de Abril para Maio pretendemos entregar essa obra, até porque nós tivemos várias interferências como por exemplo, a CHESF e do lado e nós temos ali uma linha de alta tensão, já fizemos o trabalho remanejamento, foram 6 postos, um trabalho muito complexo, mas graças a Deus vencemos as etapas em Junho, Julho e finais de semana, inclusive tem que ter os desligamentos, chegou a atingir inclusive vários, não só aqui mais alguns municípios, nós tivemos problemas com esse desligamento, mas fizemos. Agora estamos tendo no próprio cruzamento uma rede de média tensão de 13.8, nós precisamos fazer esse remanejamento, para que o elevado possa fazer a travessia, o cruzamento, e ele ficar praticamente pronto faltando apenas a parte da rotatória, ou seja, até o final de Abril e maio nós entregamos essa obra importante para Cidade de Teresina.

Com relação a via Poti Sul, é uma obra de mobilidade urbana importante para cidade de Teresina, consideramos como uma das maiores obras da gestão do prefeito Firmino Filho. .

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Uma outra obra que o senhor destacou, e é importante também a gente falar sobre ela, a urbanização do canal da Vila da Paz!

PAULO LOPES - Uma obra também muito aguardada pela população da nossa querida Vila da Paz, esse trabalho ele foi iniciado agora na gestão do prefeito Firmino filho, quando eu cheguei em 2017 nós demos sequência no que nós chamamos a primeira etapa, desta primeira etapa foi feito aproximadamente 630 metros de canal, da própria galeria do canal, foi feita urbanização com passeio, nós temos corrimões protegendo ali o canal, nós temos passarelas, teve também uma parte de esgotamento sanitário, que iniciou esta etapa do esgotamento sanitário, e agora nós estamos nesse início de 2020, fazendo a terminação, vamos dizer assim, da primeira etapa. 

Nós tivemos que fazer uma paralisação por conta de um aditivo que nós encaminhamos para Caixa e nós ficamos aguardando a finalização desse aditivo para conclusão da primeira etapa, foi autorizado agora próximo aí do final do ano, reiniciamos essa primeira etapa, inclusive nessa primeira etapa tem vários equipamentos que serão colocados. Equipamentos como, por exemplo, academias populares, nós temos playgrounds para crianças, nós temos academia de badminton, temos praças e tem a iluminação também que não tinha sido feita. Estamos fazendo a ligação desse esgotamento sanitário, com a estação de tratamento de esgoto lá na estrada da Alegria, esse que é o emissário que nós chamamos, e construindo uma elevatória também próximo a Rua do Além, ali no final já chegando na avenida Celso Pinheiro, ou seja essa primeira etapa também, nós pretendemos entregar para cidade após o período chuvoso, e aí lá para Junho, pretendemos entregar, e já inicia também a segunda etapa, importante dizer, que estamos trabalhando já no início da segunda etapa, onde esse canal ele vai sair, nós saímos da Avenida Celso Pinheiro e já chegamos na rua Corisco ali por trás da fundação Nossa Senhora da Paz, e já saímos dali da Rua Corisco com a segunda etapa no sentido da Barão de Castelo Branco, ou seja, ali próximo da Redenção. 

Então todo canal da Vila da Paz, ele vai ser urbanizado e esses equipamentos vão melhorar a qualidade de vida de quem mora ali e principalmente com iluminação, o prefeito Firmino Filho já pediu, que nós colocássemos inclusive um gradil para que ficasse como outros parques, como por exemplo, para Matias Matos, na zona norte, tão bonito aqui para cidade, o próprio Parentão, ali na zona sul, a questão de sensação de segurança para as pessoas. Então nós vamos colocar um gradil para poder ter segurança e também nós estamos conversando e vendo a questão das famílias que moram no entorno, nós temos problemas de moradias que estão no canal, algumas inclusive em área de risco, então a gente está conversando com a população, estamos fazendo essa avaliação. Vamos ver cada caso, pessoas que, por exemplo, aceitem ir para o programa Minha Casa Minha Vida, serão encaminhadas. E outras que fizeram opção, por exemplo, através de indenização, nós vamos indenizar, ou até, se for o caso, fazer a desapropriação dos imóveis que ali estão.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Superintendente, como é que esta a pavimentação, o calçamento em ruas dos bairros da zona sul de Teresina? Sempre tem demanda para a questão do paralelepípedo?

PAULO LOPES - Com certeza, é uma grande demanda que a própria população ela reivindica, e ela luta nos bairros para os órgãos públicos no caso da Prefeitura de Teresina e da SDUs. No caso da zona sul, Prefeito Firmino filho tem pedido bastante, orientado os superintendentes para dar prioridade nessa pavimentação dessas ruas, e na zona sul nós estamos com várias obras em andamento. Por exemplo, nós temos o Parque Eliane. 

Agora nós estamos praticamente finalizando aproximadamente cinco ruas do Parque Eliane, já temos mais três licitadas e temos outras em processo licitatório, ou seja, o prefeito Firmino Filho orientou que até o final de 2020 nós possamos fechar várias poligonais como Parque Eliane, o próprio Parque Vitória ali próximo da Mário Covas, nós estamos com seis ruas de pavimentação sem paralelepípedo em andamento e já estamos preparando também os processos licitatórios do restante que falta no próprio bairro Santo Antônio, nós estamos com algumas ruas em andamento como a João Cordeiro Lopes, estamos finalizando a licitação da Rua Angélica e agora mesmo prefeito assinou uma ficha com aproximadamente mais 20 ruas na região do bairro Santo Antônio de pavimentação, como também Santa Clara, Parque Jacinta, Porto Alegre e tantos outros bairros aqui da nossa cidade, o próprio Hugo Prado, nós estamos com três ruas que estão sendo finalizada a licitação, estamos preparando licitação de outros três para também mandar encaminhar para comissão licitação da prefeitura.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - E a reforma dos mercados? Piçarra e Parque Piauí?

PAULO LOPES - Importante também esses espaços públicos aqui da cidade. O Prefeito tem feito isso na cidade toda, com próprio mercado São José início essas reformas, São Joaquim, Renascença também nós temos na SDU-Sudeste em andamento, e aqui na zona sul foi feita a reforma do mercado da vermelha, agora nós estamos fazendo uns ajustes nessa reforma que foi feito ainda no início da gestão do prefeito Firmino, e agora nós estamos na Piçarra já iniciando a reforma do restante do mercado da Piçarra. 

Nós inauguramos no ano passado, em agosto, durante o aniversário da cidade, nós inauguramos o setor de alimentação, reforma e ampliação do setor de alimentação e agora mesmo nós já demos a ordem de serviço do restante do setor de cereais, de carnes e peixes lá do mercado da Piçarra. Um dos mais frequentados da cidade, é considerado inclusive um ponto turístico da cidade, o setor de alimentação tão bem frequentada por quem visita Teresina e pela nossa população, pela nossa comunidade de modo geral. E o mercado do Parque Piauí, já está em processo licitatório, a reforma também, o prefeito pediu que nós fizéssemos um setor, é por etapa o mercado, nós optamos pelo setor que tinha mais problemas que é o setor de carnes, peixes e aves, estamos dando prioridade para esse setor, ele já está em processo licitatório e pretendemos ate maio, durante o mês de maio a gente possa está iniciando essa importante reforma desse mercado, uns dos maiores da cidade de Teresina que é o mercado do parque Piauí.

© 2024 . Portal Douglas Cordeiro - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.