ARQUIVO 1

Desafio SESI de Robótica COVID-19 vai selecionar projetos pelo país

Na primeira fase, a equipe precisa se inscrever e apresentar sua proposta de projeto e de um vídeo de, no máximo, dois minutos

01 de julho de 2020, às 20:58 | Edson Almeida

Álcool em gel, distanciamento social, máscaras de pano que precisam ser trocadas de tempos em tempos. Essas são apenas algumas das mudanças que passaram a fazer parte da vida das pessoas, e que, ao que tudo indica, permanecerão entre nós pelos próximos meses, por causa da pandemia de Covid-19. 

Neste novo momento, quase todas as soluções que surgiram vieram da tecnologia. Por isso, o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou um desafio para estudantes de todo o país, que participam de torneios de robótica. O Desafio SESI de Robótica Covid-19 vai selecionar projetos em todo Brasil que proponham respostas para a atual situação de saúde no mundo.

“A pandemia interrompeu os eventos presenciais de robótica, mas encontramos uma forma de estimular os estudantes brasileiros com este desafio”, explica o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól.

“O nosso objetivo é continuar incentivando o ensino da robótica no Brasil, como forma de ampliar o interesse dos nossos jovens por áreas como ciências, matemática e tecnologia com desafios que estão diretamente relacionados a temas atuais”, afirma Paulo Mól. 

Para participar, os jovens, preferencialmente já inseridos em competições de robótica, devem montar equipes compostas por quatro a dez estudantes, com idades entre 9 e 18 anos, além de um técnico (maior de 18 anos). As inscrições ficarão abertas de 15 a 30 de junho e deverão ser feitas pelo técnico da equipe na página do desafio no site do Torneio SESI de Robótica. 

O desafio será realizado integralmente a distância, por causa da pandemia. Na primeira fase, a equipe precisa se inscrever e apresentar sua proposta de projeto e de um vídeo de, no máximo, dois minutos. Serão selecionadas 30 propostas que passarão para a segunda etapa da competição. Na segunda etapa, será preciso detalhar a proposta, que será avaliada com relação à pesquisa, criatividade e inovação, além de empreendedorismo e impacto social.

Ao todo, sete equipes serão premiadas: 1º, 2º e 3º lugares no geral, e ainda, premiações exclusivas para as categorias: Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social. Os prêmios não são cumulativos, ou seja, cada equipe selecionada só poderá ser premiada em uma categoria. 

Todas as sete equipes vencedoras ganharão medalhas individuais por competidor e um troféu por equipe, da respectiva categoria conquistada.

Além disso, as três primeiras colocadas serão convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, durante o próximo Festival SESI de Robótica, previsto para ocorrer em março de 2021.


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS