ARQUIVO 1

Secretário de Recife conhece como funciona a educação de THE

Entre os principais pontos de diálogo estavam planejamento, currículo, avaliação de aprendizado e formação de professores

19 de fevereiro de 2019, às 17:35 | Redação

A educação de Teresina é mais uma vez fonte de inspiração para outros municípios que buscam alcançar resultados parecidos. O secretário municipal de Educação de Recife (PE), Bernardo D’ Almeida, está em Teresina para conhecer mais do trabalho que elevou o município ao posto de capital com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país. 

Em reunião com o prefeito Firmino Filho, o secretário elogiou a organização da gestão e comparou as redes de ensino. 

“Fiquei surpreso ao saber que temos praticamente a mesma quantidade de alunos matriculados, mesmo com a população de Recife sendo o dobro de Teresina, e com gasto bem maior por aluno. Queremos beber da fonte de planejamento e avaliação que destacou a capital do Piauí como exemplo para todos nós”, disse Bernardo. 

A visita é um intercâmbio promovido pela Fundação Lemann, a partir do Programa Formar. As duas redes municipais fazem parte do grupo selecionado para receber o programa de melhoria das práticas educacionais, e uma das estratégias é conectar os gestores para a troca de experiências. Teresina é sempre escolhida como referência para as capitais que caminham para elevarem suas médias no IDEB. 

Firmino falou da alegria em apresentar os resultados alcançados nos últimos anos e contribuir para a evolução de outras capitais nordestinas. 

“Essa troca de informações é muito importante para o crescimento da educação pública como um todo, e nos enche de orgulho ser exemplo de trabalho bem feito”, declarou. 

Entre os principais pontos de diálogo estavam planejamento, currículo, avaliação de aprendizado e formação de professores, que, segundo o secretário municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, são os pilares do ensino municipal. Porém, o compartilhamento de ideias foi além, os visitantes ficaram curiosos para entender melhor o funcionamento da lotação de professores, transporte escolar, unidades de educação infantil e outros aspectos ainda em desenvolvimento na cidade de Recife. 

“São duas redes que estão trabalhando para elevar a qualidade do ensino, autonomia das escolas e índices de aprendizado dos alunos. Esse intercâmbio é positivo para que possamos projetar a educação dos municípios cada vez mais no cenário nacional”, pontuou Montezuma. 

A visita incluiu um encontro com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), uma apresentação detalhada da rotina de gestão e distribuição de material explicativo sobre as principais estratégias do município para alcançar bons resultados. O grupo também passa pelas escolas municipais Camillo da Silveira Filho, no Planalto Uruguai, e Vereador José Ommati, na Piçarreira, acompanhando de perto a organização dessas unidades de ensino.

Firmino Filho com o secretário de Educação de Recife


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS