ARQUIVO 1

Como Anitta chegou ao topo do mundo? Saiba como tudo aconteceu

A cantora Anitta é um fenômeno. Mesmo quem não gosta do ritmo cantado pela artista tem que dar o braço a torcer

27 de março de 2022, às 09:00 | Revista Isto É

A cantora Anitta é um fenômeno. Mesmo quem não gosta do ritmo cantado pela artista tem que dar o braço a torcer: tudo que ela toca vira ouro. Basta observar o sucesso do hit ‘Envolver’, que alcançou nesta sexta-feira (25/03) o primeiro lugar como a música mais ouvido no Spotify no mundo. Engana-se, porém, quem pensa que é apenas sorte.

Anitta é uma profissional dedicada. Nascida em Honório Gurgel, subúrbio do Rio de Janeiro, desde cedo percebeu que investir tinha que tomar a rédea da sua carreira. Aprendeu inglês e espanhol praticamente sozinha. E, com uma enorme visão de negócios, mostrou para o mundo que não está para brincadeira. Com mais de 60 milhões de seguidores no Instagram, a carioca tem personalidade forte e acredita no seu potencial.

A Envolver é um exemplo disso. Mesmo sem o apoio da sua gravadora, ela decidiu lançar o hit que ganhou as trilhas de sucesso no mundo. “Ela conquistou algo inédito, que nenhum outro artista brasileiro nem da América Latina alcançou e vai ser apenas o impulso para conquistar muitas outras coisas. Ela criou uma legião de soldados para conquista um êxito, que era colocá-la como a número 1 do mundo”, destaca Gigi Grandin, sócia fundadora da Grapa Digital.

Para Vivian Rio Stella, especialista em comunicação, linguista e doutora pela UNICAMP, Anitta é autêntica e estratégica.

“A conquista da Anitta é resultado de muito trabalho e investimento. E essa conquista a leva para um patamar de visibilidade e abre espaço para outras mulheres também. Por isso, ser top mundial, do dia, da semana, é muito expressivo. O principal acerto dela é ter a habilidade comunicativa que passa autenticidade. Ela se posiciona e isso hoje em dia isso é um diferencial. E eu acredito que nós ainda veremos mais sucesso daqui para frente”, considera Vivian Stella.

Faz anos que a Anitta trabalha arduamente para conquistar a carreira internacional, cantando em vários ritmos e idiomas diferentes. 

“O top 1 do Spotify é a comprovação do quão inteligente e impressionante vem sendo o trabalho dela. É a cereja do bolo da ascensão meteórica de uma das maiores artistas brasileiras dos últimos tempos. O contato sempre próximo com o público e a espontaneidade também sempre foram diferenciais muito grandes para ela. Parece um pouco clichê, mas nesse momento o céu parece o limite. Com a carreira internacional mais consolidada do que nunca, os próximos passos devem ser novos singles figurando entre os mais tocados do mundo e, por que não, sonhar com um Grammy?”, avalia Jean Batista Berti, diretor da Agência Plim.

Além do crescimento profissional, ela deve ter mais êxito também na publicidade. 

“Ela deve ter mais sucesso e mais ganho, se tornando uma figura ainda forte na publicidade”, diz Gigi Grandin.

Rafael Beraldi, CMO da Camelo Digital, destaca o foco de Anitta não só como uma artista completa, mas também como empresária de sucesso. Anitta tem uma visão ampla tanto da sua carreira quanto da de outros artistas. Um exemplo é o lançamento de Juliette como cantora feito por ela. A vencedora do BBB 21 fará seu primeiro show profissional neste fim de semana.

“Ela gerencia a própria carreira, entende muito de marketing e estratégia de negócios. Chegar ao número um no mundo dá mais visibilidade para ela no cenário internacional. E não é que ela acertou agora na primeira vez, ela já vinha fazendo outras tentativas, inclusive com outros artistas. Ela sempre tenta variar a estratégia de marketing e de alcance e agora ela acertou de vez!”, comenta Beraldi.

Thais Leonel, franqueada de São Paulo da agência de marketing digital WSI, destaca que a Anitta mescla uma postura profissional com uma postura protagonista de quem tem opinião e mostra isso. 

“Esse foi o primeiro passo para muito mais espaço internacional que com certeza ela vai acompanhar. Ela fala não só de música, mas de temas importantes como eleições e isso cria visibilidade para ela e para nosso País, mundo afora. Ela é verdadeiramente influente e usa isso a seu favor”, finaliza Thais Leonel.

Anitta / FOTO: Portal G1


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS