ARQUIVO 1

Lula diz em SP que justiça é usada para derrotá-lo

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann e o senador Lindbergh Farias atacaram fortemente o juiz Sérgio Moro

20 de julho de 2017, às 22:27 | Wesslley Sales

Desde o início da noite desta quinta-feira (20/07), a frente do MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, foi fechada pela militância petista, movimentos sociais e centrais sindicais em um ato de desagravo contra a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz Sérgio Moro.

O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais. Em um discurso de pouco mais de 30 minutos o petista recebeu milhares de visualizações, curtidas e comentários por todo o país. Lula voltou a criticar a sua condenação afirmando que não há provas contra ele. Várias lideranças também discursaram. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann e o senador Lindbergh Farias atacaram fortemente o juiz Sérgio Moro.

"Sergio Moro, você é um covarde. Ser juiz não é isso. Juiz é imparcial. Sergio Moro, você é um fantoche da rede Globo. Quero ver você ter coragem de bloquear o dinheiro do Aécio", discursou Lindbergh Farias.

Ex-presidente Lula, em discurso próximo ao MASP / FOTO: CARTA CAPITAL

“Não consigo compreender tanta raiva. Não conseguem me derrotar na política então tentam me derrotar na justiça. Todo dia é um processo. Todo dia é um depoimento. Nenhum deles é mais honesto do que eu neste país. Gostaria que a Polícia Federal, o juiz moro, fizessem denuncia com uma prova mostrando onde Lula recebeu um centavo. O que não podem é tentar me prejudicar, acabar com Petrobrás, CEF, BNDES, indústria naval e Banco do Brasil para tentar prejudicar o Lula”, discursou o ex-presidente sob aplausos.

O ex-presidente citou como exemplo de honestidade os tempos de criança, onde o Brasil comercializava maças da Argentina.

“Eu tinha muita vontade de comer aquela maça, mas não tinha como comprar. Eu não roubava a maça para não envergonhar minha mãe. A gente não aprende a ser honesto na escola ou no banco da universidade. A gente aprende a ser honesto é onde nasceu e com família da gente. Não tenho coragem de envergonhar oito netos e uma bisneta”, completou.

Lula analisou ainda recentes pesquisas e criticou o Michel Temer afirmando que ele aparece como margem de erro. Criticou as reformas propostas pelo presidente e cobrou uma atitude.

“Esse pais só tem um jeito. É ter eleição direta e coragem de olhar na cara do povo. Temer, o mínimo de compromisso que você deveria ter com o povo brasileiro era renunciar e convocar eleições diretas em caráter emergencial”, concluiu.

Cerca de 169 mil pessoas visualizaram a transmissão ao vivo pelo Facebook. Foram quase 3 mil compartilhamentos, 14 mil comentários e mais de 16 mil curtidas. A Polícia Militar não divulgou o público na Avenida Paulista durante a manifestação convocada pelo PT e Sindicatos e Movimentos Sociais.


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS