ARQUIVO 1

PGR denuncia Senadores do PMDB por corrupção

A denúncia foi feita com base na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado e de outros empresários

25 de agosto de 2017, às 20:15 | Wesslley Sales

Os senadores Renan Calheiros, Garibaldi Alves, Romero Jucá e Valdir Raupp, além do ex-presidente José Sarney, foram denunciados pela Procuradoria Geral da República por crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro entre 2008 e 2012 utilizando a Transpetro, empresa subsidiária da Petrobrás.

A denúncia é feita com base nas delações premiadas do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, além de outros empresários que também foram alvos da segunda fase da Operação Satélite, que investiga pessoas ligadas a políticos do PMDB envolvidos na Lava Jato.

Renan Calheiros, José Sarney, Garibaldi Alves, Sérgio Machado, Romero Jucá e Valdir Raupp foram denunciados / FOTO: UOL

Sérgio Machado já havia confirmado ter R$ 100 milhões em propina para o partido, dinheiro que foi repassado para os diretórios estaduais do Rio Grande do Norte, Roraima, Maranhão, do Amapá, Tocantins e para o Diretório Nacional do PMDB, além do diretório municipal de Aracaju; Diretório Estadual do Tocantins do PMDB em 2010.

Também estão denunciados os administradores da NM Engenharia e da NM Serviços Luiz Maramaldo e Nelson Cortonesi Maramaldo e o executivo Fernando Reis, da Odebrecht Ambiental. Além da devolução do dinheiro, a PGR pede ainda a decretação da perda da função pública dos condenados detentores de cargo, emprego público ou mandato eletivo.


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS