ARQUIVO 1

Conheça o peixe gigante petrificado e a lenda do Pé Grande no Piauí

Um passeio por belas paisagens naturais, cenários exóticos e histórias de aparições contadas por moradores

15 de maio de 2022, às 10:00 | Augusto Júnior

Cânion é uma palavra de origem inglesa e significa fenda, uma passagem estreita, tendo o mesmo sentido de "Boqueirão". O Cânion do Rio Poti se originou há milhões de anos entre 400 e 250 milhões de anos, na era Paleozoica.

O cânion possui aproximadamente 180 km de extensão, abrangendo áreas de municípios como Crateús no Ceará e Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Castelo do Piauí e Novo Santo Antônio no Piauí. No Cânion do Poti há tanto sítios paleontológicos quanto arqueológicos em grandes quantidades.

No período colonial brasileiro, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho edificou inúmeras fazendas de gado nas margens do Poti, escravizando os índios da região, formou um numeroso exército que teria destruído o famoso Quilombo dos Palmares em Alagoas.

O PEIXE PETRIFICADO DO CÂNION DO POTI

Em um passeio de barco pelas verdes águas do majestoso rio na altura do “Canalão” entre os paredões rochosos do Cânion do Poti próximo ao Poço da Cruz no lugar de nome Enjeitado, uma formação sedimentar chama a atenção pelo formato que lembra muito um peixe gigante.

Será mera coincidência o formato da rocha com um peixe de tamanho grande ou realmente existiu animais gigantes no Poti em eras remotas que teriam sido petrificados com o passar do tempo geológico?

Para vê a semelhança, faça uma visita a um dos mais belos atrativos turísticos do Piauí e conheça as muitas histórias do rio e contemplar paisagens de rara beleza ainda pouco conhecidas no cenário nacional.

Nos rios amazônicos é bastante comum se ouvir falar de aparições dos temidos peixes gigantes pelas comunidades ribeirinhas onde os moradores de vilas isoladas sentiam muito medo de ataques destes peixes.

OUTRAS ESTÓRIAS DO POTI

Na região do Cânion do Poti no povoado Oiticica antiga zona de litígio entre os estados do Piauí e Ceará existem muitas histórias de moradores das margens do rio, principalmente de aparições e barulhos de animais gigantes que viviam na entrada do boqueirão do Poti.

Há outras histórias também de aparições na zona rural de Buriti dos Montes, dentre elas a do temível Pé Grande. Pesquisadores acreditam que o monstro realmente existiu, ou o que é ainda pior, que ele ainda existe e pode ser semelhante a um grande macaco.

O Pé Grande é cheio de pêlos e vive totalmente isolado nas florestas em várias partes do mundo. “Uma variação bem famosa são os Yetis ou os Abomináveis Homens das Neves”.

Cânion do Poti


VEJA MAIS HISTÓRIAS NO BLOG DO AUGUSTO JÚNIOR.

* Matéria produzida por Augusto Júnior

Augusto Júnior é professor de Geografia formado pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí), condutor de turistas e visitantes em Castelo do Piauí e comentarista esportivo em programa de rádio.


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS