ARQUIVO 1

Piauí registrou 10. 784 denúncias de violência contra a mulher em dois anos

A fragilidade social, da mulher vítima de violência, ainda contribui com os casos de agressão e feminicídio

27 de outubro de 2022, às 09:00 | Editoria de Polícia

De acordo com dados divulgados pela delagada Nathália Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), em 2021, o Piauí registrou 6.312 boletins de ocorrência e 1.830 inquéritos policiais de casos relacionados a violência contra a mulher. Em 2022, já são 4.472 boletins de ocorrência e 1.238 inquéritos policiais. Ameaça, violência psicológica, injúria, lesão corporal dolosa e perseguição, estão entre os principais crimes.

Sobre os casos de feminicídio, os números também são alarmantes. Em 2021, foram 38 casos registrados e 48 inquéritos instalados. Este ano, já são 56 casos e 25 inquéritos policiais.

"Um número maior de casos não quer dizer que a violência tenha aumentado, as mulheres estão denunciando mais. Hoje, as vítima estão se sentindo protegidas e tendo coragem de denunciar˜, disse a delegada.

Durante entrevista ao Jornal O Dia News, da O Dia TV, Nathalia Figueiredo destacou o trabalho pioneiro realizado de combate a violência contra a mulher realizado no Piauí.

"O Núcleo Policial Investigativo de Feminícidio não existe em vários estados do Brasil. Vários delegados já entraram em contato comigo para saber como é funcionamento. O Piauí se destaca no Brasil.", revelou Nathália Figueiredo.

A delegada destacou ainda que a fragilidade social, da mulher vítima de violência, ainda é um componente que contribui casos de agressão e feminicídio.

"Existem mulheres que se encontram dependentes economicamente e emocionalmente da agressor. O machismo ainda continua muito presente na sociedade. Quando uma mulher sofre violência doméstica ou é assassinada, você percebe que o obajetivo não é apanas lesionar, mas humilhar", pontuou a delegada.

Delegada Nathália Figueiredo, do DHPP / FOTO: Portal GP1


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS