ARQUIVO 1

Polícia Federal divulga as ocorrências registradas durante a eleição no Piauí

Cerca de 140 policiais federais foram empregados na Operação Eleições 2022, só em Teresina e Parnaíba

03 de outubro de 2022, às 11:00 | Editoria de Polícia

A Polícia Federal apresenta balanço da sua atuação no 1° turno das Eleições 2022 no estado do Piauí. As ocorrências de crimes eleitorais foram:

No domingo (02/10), dia do pleito, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, pelo crime de propaganda eleitoral (boca de urna), no município de Corrente; e foram instaurados um Inquérito Policial por Violação de Sigilo do Voto, no município de Picos, 1 Inquérito Policial por transporte ilegal de eleitores, em Bom Jesus, e 1 Inquérito Policial por Violação de Sigilo do Voto, em São Raimundo Nonato. Também será instaurado inquérito policial para apurar notícia-crime de suposto crime de coação para votar, ocorrido em Piripiri, também neste domingo de eleição.

Desde o início do período eleitoral, foram instaurados 12 procedimentos para apurar crimes eleitorais em todo o Piauí, sendo apreendidos mais de R$ 480 mil e conduzida uma pessoa. Além disso, foram deflagradas duas operações policiais, totalizando dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral.

Cerca de 140 policiais federais foram empregados na Operação Eleições 2022, em Teresina e Parnaíba, onde há unidades da Polícia Federal, e mais outras nove cidades-polos (Campo Maior, Picos, Bom Jesus, Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Floriano, Piripiri e Esperantina), atuando de forma integrada com as demais forças de segurança, com o Ministério Público Eleitoral e com a Justiça Eleitoral.

A preparação da Polícia Federal começou com meses de antecedência para atuar nas Eleições 2022 e contribuir na manutenção da lei e da ordem, preservando o Estado Democrático de Direito.

Além das ações preventivas e de polícia judiciária, a Polícia Federal atuou na segurança dos candidatos à Presidência da República e no apoio ao Tribunal Regional Eleitoral na realização dos testes de integridade das urnas eletrônicas e eleição paralela e durante a apuração dos votos.

Em Teresina e Parnaíba, 140 policiais trabalharam na eleição


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS