ARQUIVO 1

Polícia Federal prende acusados de sequestrarem bancários em Teresina

A quadrilha sequestrava e ameaçava os funcionários e suas famílias. Apenas de uma agência, eles leveram R$ 490 mil

27 de agosto de 2022, às 07:00 | Editoria de Polícia

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26/8), a denominada "Operação Calceus", visando dar cumprimento a seis mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Teresina.

Trata-se de investigação iniciada no ano de 2020 para apurar os crimes praticados por organização criminosa especializada em extorsões mediante sequestro contra servidores da Caixa Econômica Federal no Piauí. Por intermédio de violência e grave ameaça contra os funcionários e suas famílias, a quadrilha conseguiu subtrair cerca de R$ 490 mil do cofre de agência bancária, na Zona Sudeste de Teresina.

Alguns meses após esse fato, os investigados foram responsáveis pelo sequestro de um gerente de outra instituição financeira em Teresina, ocasião em que a Polícia Civil do Piauí prendeu em flagrante parte do bando criminoso.

Os suspeitos responderão pelos crimes de extorsão mediante sequestro (art. 159, caput e §1º, do Código Penal), com pena entre 12 a 20 anos de reclusão, e por integrar organização criminosa (Art. 2º, §2º, da Lei n. 12.850/2013).

O nome da operação, Calceus, que significa sapato, refere-se à modalidade de crime conhecida como “sapatinho”, na qual o criminoso sequestra a família da vítima para obter a vantagem ilícita.

Foram seis mandados de prisão preventiva


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS