ARQUIVO 1

Presos que planejavam comandar três presídios são transferidos no Piauí

Presos de facções rivais já estavam sendo recrutados e receberiam assessoria jurídica e ajuda financeira para as famílias

04 de agosto de 2022, às 09:00 | Editoria de Polícia

A Secretaria de Justiça do Piauí deflagrou, nesta terça-feira (02/03), a Operação Translatio. Com a presença de Policiais Penais e, ainda, a colaboração de grupos da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, foi realizada a remoção de presos de unidades penais de Teresina e Altos.

As equipes de Policiais Penais da Diretoria de Inteligência, do Grupo Tático Prisional, do Comando de Operações Prisionais e da Diretoria de Administração Penitenciária participaram da execução da ação nas unidades penais. Estiveram no suporte também policiais militares do grupamento Rondas Ostensivas de Caráter Prisional, da Assistência Militar, do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), da RONE (Rondas Onstensivas de Natureza Especial), membros da Força Estadual Integrada de Segurança Pública e policiais rodoviários federais.

O objetivo da operação foi combater as organizações criminosas. Os policiais realizaram vistorias na Cadeia Pública de Altos, na Casa de Detenção de Altos e na Penitenciária Irmão Guido e a remoção interna de presos com o intuito de garantir a manutenção da ordem no sistema prisional piauiense na região da Grande Teresina.

Com base nas investigações realizadas, integrantes do Comando Vermelho, planejavam controlar três presídios no Piauí. Presos de facções rivais já estavam sendo recrutados e receberiam assessoria jurídica e ajuda financeira para as famílias.

Quatro líderes do Comando Vermelho já foram identificados, entre les, Wanderson Barbosa da Silva, preso no Piauí e considerado um dos mais perigosos, acusado de ser o responsável por um levantamento que resultou no assassinato de 15 policiais milirares no Pará.

Operação Translatio


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS