Uma mulher é vítima de violência a cada 72 horas no Piauí, diz pesquisa
Feminicídios e tentativas de feminicídios correspondem a 69% das violências cometidas contra as mulheres
A Rede de Observatórios começou a operar no Piauí em agosto de 2021 e divulga agora os resultados dos primeiros seis meses de monitoramento.
O boletim reúne as informações coletadas pelos pesquisadores durante o período de análise diária das informações produzidas por jornais, sites de notícias, grupos de WhatsApp, contas do Twitter e a sistematização dessas informações em um banco de dados.
Essa base foi posteriormente confirmada e criticada por outros membros da equipe. Os dados são produzidos de maneira independente e refletem 16 indicadores de violência. Este é um tipo de trabalho chamado de produção cidadã de dados.
No Piauí, uma mulher foi vítima de violência a cada 72 horas. Feminicídios e tentativas de feminicídios correspondem a 69% das violências cometidas contra as mulheres. A maior parte dos crimes foi cometida por companheiros e ex-companheiros. Brigas e términos de relacionamento são as duas principais motivações quando desconsideramos o alto número de casos em que a motivação não é informada.
O Piauí também se destaca no número de meninas vítimas de estupro. Esse é o tipo de violência contra crianças e adolescentes mais recorrente nos dois estados. No total, são 53 casos desse tipo de violência.
DADOS DA PESQUISA
- Tentativa de Feminicídio / Agressão física - 37
- Feminicídio - 22
- Violência Sexual / Estupro - 13
- Agressão Verbal - 7
- Homicídio - 5
- Tortura - 4
- Cárcere Privado - 2
- Transfeminicídio - 0
O Piauí no seu E-Mail
Escreva seu e-mail e receba as notícias do ARQUIVO 1