ARQUIVO 1

"O Pro Piaui será uma política de investimentos no Piauí", disse Washington Bonfim

O governo estadual vai manter uma parceira com os municípios para oferecer suporte no planejamento de projetos em diversas áreas

03 de novembro de 2022, às 10:00 | Editoria de Política

Trabalhar com planejamento na esfera pública, não é novidade para o professor Whashington Bonfim. Convidado pelo governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles, para assumir a pasta a partir de 2023, ele confessou que está motivado como se fosse a primeira vez.

Em entrevista ao Jornal O Dias News, da O Dia TV, o professor relembrou o período em ocupou o mesmo cargo, de 2013 a 2017, na gestão de Firmino Filho, na prefeitura de Teresina e disse que as ações da pasta serão tomadas com base no plano de governo.

"O objetivo é organizar as metas estabelecidas no plano de governo para um monitaramento constante para a execução e entrega de tudo que foi prometido durante a campanha. Outro ponto que será observado e servirá como parâmetro para as ações de governo, são os indicadores sociais. Portanto, nossa tarefa é contribuir para que a população do Piauí seja contemplada, na prática, com as propostas apresentadas pelo futuro governador", disse Bonfim.

Um dado citado por Whashington Bonfim, é que nos últimos dois anos, o Piauí foi o único estado do nordeste que não aumentou o índice de pobreza. Ele citou o trabalho de enfrentamento a fome, a probreza e a criação de uma infraestrtura de base que vai permitir um avanço significativo nos próximos anos.

"Foi uma vitória importante. Agora, a missão é melhorar a infraestrutura e aumentar a geração de emprego e renda, atraindo empresas, indústrias e serviços. Um outro compromisso do governador, Rafael Fonteles, é investir na agricultura familiiar", destacou.

Whashington Bonfim ressaltou a necessidade de um grande investimento em segurança publica. Segundo ele, uma das áreas mais cobradas pela população.

"É uma tarefa muito importante. Precisamos devolver ao povo do piauí uma sensação de segurança, de tranquilidade. A juventude será um foco de atuação do governo. Evitar que os jovens sejam recrutados pelo tráfico e pelas facções criminosas. O presidente eleito, Lula, comprometeu-se em retomar programas que nesta áera, com foco em recursos para os municípios e este trabalho conjunto vai ser importante para devolvermos a paz a nossa população", revelou Whashington.

O futuro secretário de Planejamento também revelou que o governo do Estado vai manter uma parceira com todos os municípios para oferecer suporte no planejamento de projetos em diversas áreas.

"A parceria vai acontecer tanto na área técnica quanto financeira atuando, por exemplo, na melhoria dos indicadores sociais que não estejam no patamar aceitável. O obejtivo é apoiar os municípios, principalmente os menores, a terem acesso a recursos federais. No que compte diretamento ao governo estadual, o objetivo é aperfeiçoar o Pro Piauí e transformar esse modelo em uma política pública permanente, focando nesta parceria com os municípios. Os investimentos serão feitos com base nos indicadores sociais e de infraestrtura para que os recursos sejam aplicados nas áreas de maior necessidade", explicou.

Professor Whashington Bonfim / FOTO: Portal GP1


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS