ARQUIVO 1

O problema das dunas em Ilha Grande do Piauí!

No caso do Piauí, as principais ações antrópicas são o desmatamento, para produção de carvão, a extração de areia e a criação de animais de forma extensiva

20 de janeiro de 2020, às 13:00 | Dalton Macambira

Este artigo tem como tema central a análise geossistêmica das causas do processo de avanço das dunas no município de Ilha Grande, localizado no litoral do estado do Piauí, Brasil. 

O objetivo é identificar os impactos sobre o ambiente natural e as consequências para a vida das populações afetadas, assim como as alternativas para a contenção de dunas, utilizadas pelas comunidades tradicionais e pelo poder público. 

O problema das dunas móveis no litoral brasileiro, particularmente no Nordeste e, sobretudo, no Piauí, se constitui em grave causa de degradação ambiental. O que deveria ser apenas beleza natural e fator de equilíbrio ecossistêmico tem se tornado área de fragilidade natural, agravada pela ação do homem, o que tem contribuído para elevar a complexidade do fenômeno. 

No caso do Piauí, as principais ações antrópicas são o desmatamento, para produção de carvão, a extração de areia e a criação de animais de forma extensiva. 

A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, de mapas, da legislação, de programas, planos, ações do poder público, e da sociedade, bem como pesquisa na rede mundial de computadores, documentários e matérias jornalísticas, relativo à temática. 

A pesquisa desenvolvida no município revelou uma iniciativa inovadora e bem sucedida para a contenção de dunas que pode servir de parâmetro para a mitigação dessa problemática em outras regiões do país. O trabalho demonstrou que existem tecnologias disponíveis que são eficazes no combate ao fenômeno.

Avanço das dunas / Foto: Jornal da Parnaíba

Artigo completo em:

http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/author/proofGalley/6772/4735

Para citação:

MACAMBIRA, D.M.; SOUSA, K. A. de; SILVA, E. G. de A. Análise empírica do problema das dunas em Ilha Grande – Piauí. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental. Florianópolis, v. 8, n. 4, p. 80-109, out/dez. 2019.

________________________

Dalton Melo Macambira é professor do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA/UFPI.

Keicyane Alves de Sousa

Edivânia Gomes de Assis Silva


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS