Sem candidato, Firmino mantém PSDB na mídia e unifica 2020 e 2022
Nos bastidores, comenta-se que alguns nomes postos até agora não resistiram até as convenções e os opositores de hoje serão os aliados de amanhã
Como já dissemos em colunas anteriores essa eleição, em função das novas regras eleitorais em vigor, tem forçado partidos e políticos a adotarem estratégias diferentes. Sem coligação proporcional, vereadores com muitos votos estão sendo rejeitados pelos partidos. Até caciques conhecidos da política teresinense estão com medo de não conseguirem a reeleição, estão criando obstáculos para novas filiações.
No caso das candidaturas majoritárias, com alguns nomes já definidos, nos últimos dias, os embates estão polarizados entre tucanos e petistas. O prefeito Firmino Filho já disse que o PT vai lançar uma candidatura “laranja” e que no próximo ano é a oportunidade da população comparar o modelo de gestão de Teresina com a administração do governador Wellington Dias. Os deputados Cícero Magalhães e Franzé Silva saíram em defesa do deputado Fábio Novo, pré-candidato do partido, disparando críticas e exigindo respeito dos adversários.
Já o MDB, que lançou Dr. Pessoa na disputa pelo Palácio da Cidade tirou o deputado Henrique Pires do caminho mas continua com o vereador Luiz Lobão com o nome mantido. O parlamentar disse que já conversou com Dr. Pessoa e que os dois chegaram a um entendimento. Até o próximo mês de março, quem estiver melhor nas pesquisas, será o candidato. Quanto ao desejo do presidente da Assembleia Legislativa de unificar ainda este ano o partido em torno de um único candidato, esse é um assunto que deve ser discutido entre o Themístocles Filho e o senador Marcelo Castro, presidente estadual da sigla.
A verdade é que mesmo sem candidato, Firmino Filho tem conseguido manter sua gestão e um nome, que ainda nem existe, na mídia. Quantos nomes estão na disputa par ser o candidato da base governista? Quem são os mais cotados? O vice será mesmo do PROGRESSISTAS? São assuntos que ocupam o noticiário e mantém a candidatura tucana em evidência sem perder a conexão com 2022 onde o prefeito da capital pode disputar novamente o Palácio de Karnak.
Nos bastidores, comenta-se que alguns nomes postos até agora não resistiram até as convenções e os opositores de hoje serão os aliados de amanhã. Já existem até conversas em andamento.
PASSANDO A RÉGUA
EM PICOS TAMBÉM TEM
Se em Teresina tem disputa nos partidos pela candidatura a prefeito, em Picos a situação não é diferente. O Padre Walmir bateu o pé e quer uma de suas secretárias como candidata do PT. Já o partido defende o nome do empresário Araujinho. Quem vence essa briga? Gil Paraibano está assistindo de camarote.
NOVA BR-135
Em reunião com o diretor Geral do DNIT, General Santos Filho, o senador Elmano Férrer tratou das melhorias realizadas na BR-135, que serão inauguradas em dezembro. Ao todo 140 km de pista foram alargadas entre Bom Jesus e Eliseu Martins.
“A rodovia da morte se transformou em rodovia da soja”, disse o senador.
DE OLHOS NOS CERRADOS
Elmano Férrer defendeu investimentos em infraestrutura para a região dos Cerrados piauienses, local estratégico na fronteira agrícola do MATOPIBA, e pediu agilidade na construção da obra da ponte na BR-330, que liga Ribeiro Gonçalves (PI) a Tasso Fragoso (MA). Em dezembro será inaugurada a superintendência da Caixa Econômica em Bom Jesus, contribuindo para o desenvolvimento da região.
ENQUANTO ISSO
Mesmo com as melhorias, acidentes e mortes continuam acontecendo nos trechos onde o alargamento ainda não chegou. Levando-se em conta a conta de imprudência dos motoristas, é preciso apressar o passo e terminar de uma vez todo esse trecho para que a BR-135 torne-se realmente seguro.
PRIMEIROS PASSOS
A CCJ da Câmara aprovou, por 50 votos a 12, relatório favorável à proposta que permite a prisão após condenação em segunda instância. Agora o texto segue para a comissão especial, antes de ser encaminhado ao plenário.
CENTRO DE INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PIAUÍ
A Associação Industrial do Piauí está com nova nomenclatura. A partir de agora, a entidade passa a ser Centro de Indústrias doestado do Piauí (CIEPI). A mudança também passará pela definição de novos objetivos para fortalecimento do setor industrial do Estado.
FOTO DO DIA
FALA, PEDRO
O Piauí no seu E-Mail
Escreva seu e-mail e receba as notícias do ARQUIVO 1