ARQUIVO 1

Sem candidato, Firmino mantém PSDB na mídia e unifica 2020 e 2022

Nos bastidores, comenta-se que alguns nomes postos até agora não resistiram até as convenções e os opositores de hoje serão os aliados de amanhã

21 de novembro de 2019, às 11:00 | EDITORIA DE POLÍTICA

Como já dissemos em colunas anteriores essa eleição, em função das novas regras eleitorais em vigor, tem forçado partidos e políticos a adotarem estratégias diferentes. Sem coligação proporcional, vereadores com muitos votos estão sendo rejeitados pelos partidos. Até caciques conhecidos da política teresinense estão com medo de não conseguirem a reeleição, estão criando obstáculos para novas filiações.

No caso das candidaturas majoritárias, com alguns nomes já definidos, nos últimos dias, os embates estão polarizados entre tucanos e petistas. O prefeito Firmino Filho já disse que o PT vai lançar uma candidatura “laranja” e que no próximo ano é a oportunidade da população comparar o modelo de gestão de Teresina com a administração do governador Wellington Dias. Os deputados Cícero Magalhães e Franzé Silva saíram em defesa do deputado Fábio Novo, pré-candidato do partido, disparando críticas e exigindo respeito dos adversários.

Já o MDB, que lançou Dr. Pessoa na disputa pelo Palácio da Cidade tirou o deputado Henrique Pires do caminho mas continua com o vereador Luiz Lobão com o nome mantido. O parlamentar disse que já conversou com Dr. Pessoa e que os dois chegaram a um entendimento. Até o próximo mês de março, quem estiver melhor nas pesquisas, será o candidato. Quanto ao desejo do presidente da Assembleia Legislativa de unificar ainda este ano o partido em torno de um único candidato, esse é um assunto que deve ser discutido entre o Themístocles Filho e o senador Marcelo Castro, presidente estadual da sigla.

A verdade é que mesmo sem candidato, Firmino Filho tem conseguido manter sua gestão e um nome, que ainda nem existe, na mídia. Quantos nomes estão na disputa par ser o candidato da base governista? Quem são os mais cotados? O vice será mesmo do PROGRESSISTAS? São assuntos que ocupam o noticiário e mantém a candidatura tucana em evidência sem perder a conexão com 2022 onde o prefeito da capital pode disputar novamente o Palácio de Karnak.

Nos bastidores, comenta-se que alguns nomes postos até agora não resistiram até as convenções e os opositores de hoje serão os aliados de amanhã. Já existem até conversas em andamento.

Prefeito Firmino Filho / Foto: Portal GP1


PASSANDO A RÉGUA

EM PICOS TAMBÉM TEM

Se em Teresina tem disputa nos partidos pela candidatura a prefeito, em Picos a situação não é diferente. O Padre Walmir bateu o pé e quer uma de suas secretárias como candidata do PT. Já o partido defende o nome do empresário Araujinho. Quem vence essa briga? Gil Paraibano está assistindo de camarote.

NOVA BR-135

Em reunião com o diretor Geral do DNIT, General Santos Filho, o senador Elmano Férrer tratou das melhorias realizadas na BR-135, que serão inauguradas em dezembro. Ao todo 140 km de pista foram alargadas entre Bom Jesus e Eliseu Martins.

“A rodovia da morte se transformou em rodovia da soja”, disse o senador.

DE OLHOS NOS CERRADOS

Elmano Férrer defendeu investimentos em infraestrutura para a região dos Cerrados piauienses, local estratégico na fronteira agrícola do MATOPIBA, e pediu agilidade na construção da obra da ponte na BR-330, que liga Ribeiro Gonçalves (PI) a Tasso Fragoso (MA). Em dezembro será inaugurada a superintendência da Caixa Econômica em Bom Jesus, contribuindo para o desenvolvimento da região.

ENQUANTO ISSO

Mesmo com as melhorias, acidentes e mortes continuam acontecendo nos trechos onde o alargamento ainda não chegou. Levando-se em conta a conta de imprudência dos motoristas, é preciso apressar o passo e terminar de uma vez todo esse trecho para que a BR-135 torne-se realmente seguro.

PRIMEIROS PASSOS

A CCJ da Câmara aprovou, por 50 votos a 12, relatório favorável à proposta que permite a prisão após condenação em segunda instância. Agora o texto segue para a comissão especial, antes de ser encaminhado ao plenário.

CENTRO DE INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PIAUÍ 

A Associação Industrial do Piauí está com nova nomenclatura. A partir de agora, a entidade passa a ser Centro de Indústrias doestado do Piauí (CIEPI). A mudança também passará pela definição de novos objetivos para fortalecimento do setor industrial do Estado.


FOTO DO DIA

Deputado estadual Henrique Pires anunciando a desistência da candidatura a prefeito de Teresina


FALA, PEDRO


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS