ARQUIVO 1

Aves encontradas mortas podem ter contraído a Febre do Nilo no Piauí

As análises ainda são preliminares, mas constataram a presença de material genético que pertence à família do vírus

23 de agosto de 2022, às 10:00 | Editoria de Municípios

As análises ainda são preliminares, mas a UFPI (Universidade Federal do Piauí) e o LACEN (Laboratório Central do Piauí) constataram a presença de material genético que pertence à família do vírus do Nilo Ocidental nas vísceras de aves silvestres mortas misteriosamente no município de Milton Brandão, Norte do Piauí. Em alguns casos, foram localizadas lesões hemorrágicas no cérebro de algumas aves.

A Secretaria Estadual de Saúde tem se preocupado com o surgimento de aves mortas em Milton Brandão, Juazeiro do Piauí e Buriti dos Montes, mas só é possível afirmar após a conclusão das anáises feitas no Instituto Evandro Chagas, na cidade de Belém, capital do Pará.  Até agora, foi confirmada a infecção por flavivírus que pode causar várias doenças, inclusive Febre do Nilo. Não foi estipulado um prazo para a conclusão dos exames.

O primeiro caso humano de Febre do Nilo Ocidental foi confirmado no Piauí, em 2014. O ciclo biológico do vírus do Nilo Ocidental envolve essencialmente aves silvestres, seres humanos e equídeos. Não ocorre transmissão da doença de pessoa a pessoa.

Aves encontradas mortas


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS