ARQUIVO 1

Conheça a história da "Arena do Rei Perverso" em Castelo do Piauí

O monumento é formado por vários blocos rochosos que interligados dão à impressão de ser uma única estrutura

29 de maio de 2022, às 12:00 | Augusto Júnior

É hora de voltar a um passado distante e imaginar como seria a vida cerca de mil anos atrás.Na Europa o período dos castelos começou durante a Idade Média, época do feudalismo. Mas como era viver em um castelo medieval? Quais eram as rotinas das pessoas? Como funcionava a distribuição dos serviços? E o que tem haver com nossa história, castelos medievais, feudalismo, senhores feudais?

Nada, isso foi apenas para entreter um pouco o caro leitor e recordar as aulas de história sobre a Idade Média e imaginar como era viver em um castelo na Europa no passado. Agora dizer que em Castelo do Piauí tem castelo cuja origem de sua arquitetura de tão antiga, se perdeu na névoa dos tempos e arenas e cidades perdidas e petrificadas, aí o negócio começa à  ficar intrigante e à querermos saber mais dessa fascinante história, então vamos nessa e viajar no tempo.

O monumento é formado por vários blocos rochosos que interligados dão à impressão de ser uma única estrutura. Possui aproximadamente 18 metros de altura e treze compartimentos internos e sua arquitetura lembra um castelo dos mais imponentes do período medieval.

As torres eram um ponto fundamental para a defesa do castelo. Por ficarem no alto, davam uma visão ampla da região e podiam abrigar os arqueiros. No pátio interno era o lugar onde aconteciam as festas do castelo, nessas áreas, havia muita circulação de pessoas. O grande salão era o lugar mais requintado de todos no castelo, onde aconteciam banquetes com bebidas e muitas iguarias para a nobreza e os convidados.

A LENDA DO REI PERVERSO

Contam os mais antigos moradores da região da Pedra do Castelo que la um monarca poderoso e cruel. O rei perverso costumava realizar festas no castelo e convidava as mais belas moças e rapazes dos mais distantes reinos.

Depois da festa regrada de muita bebida e iguarias o rei ordenava que os convidados que ele mesmo selecionava, participassem de certas orgias profanas que para algumas pessoas,  eram parte de um ritual macabro, onde o rei mandava que no final das festividades, os  guardas matassem todos os homens e que enterrassem no interior do castelo.

Com a repetição do ritual macabro e com o medo se instalando nas pessoas, o rei sentia prazer em ver tudo aquilo. Fala-se que o monarca cruel gostava de ouvir os gritos de terror e o medo dos visitantes. Para ele era uma forma de mostrar as pessoas que não deveriam nunca desafiá-lo.

Certo dia, dois anjos a mando do Altíssimo foram até o castelo e durante as festas que lá aconteciam , disfarçaram-se de belos súditos e presenciaram tudo o que se passava no local. Quando o monarca ordenou a morte dos convidados, os anjos se rebelaram e transformaram  toda a estrutura do castelo e à todos em pedra.

Dizem mais antigos, que em certas noites, é possível ouvir, gritos, gargalhadas, orquestras tocando com o som dos instrumentos ecoando pelas aberturas do castelo e veem-se refletidas a luz de velas. É o exato momento em que o castelo está encantado e nessas noites, os antigos convivas que moravam nele, reencarnam para depois transformarem-se novamente em pedra ao nascer do sol.

A Pedra do Castelo é cercada e envolta de muitos códigos e enigmas e quem decifrá-los, o castelo volta às suas atividades de outrora, porém a pessoa que desvendar o mistério acaba morrendo, e toda à sua geração é amaldiçoada por muitas gerações futuras.

Uma arena é uma área destinada para as apresentações musicais, teatrais ou eventos esportivos. A arena é um termo utilizado como sinônimo para se referir a um estádio. Na Roma Antiga os gladiadores lutavam em uma superfície coberta por areia, que absorvia o sangue.

A Arena do Rei da Pedra do Castelo fica uns 3 km da suntuosa formação rochosa e contam que lá era onde aconteciam os eventos esportivos do antigo castelo. Cercado de picorotos de arenito o lugar era propício pra a realização de muitos eventos, além de ficar próximo do lendário Labirinto e da Cidade Perdida.

A Arena do Rei


VEJA MAIS HISTÓRIAS NO BLOG DO AUGUSTO JÚNIOR

* Matéria produzida por Augusto Júnior

Augusto Júnior é professor de Geografia formado pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí), condutor de turistas e visitantes em Castelo do Piauí e comentarista esportivo em programa de rádio.


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS