ARQUIVO 1

Criança de 2 anos é suspeita de ter sarampo em São Miguel do Tapuio-PI

Segundo a área técnica do nível central existe mais um caso suspeito em um adulto no município que já está sendo investigado

19 de abril de 2022, às 11:00 | Editoria de Municípios

A criança, de 2 anos de idade, mora em  no município de São Miguel do Tapuio, norte do Piauí.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os sintomas começaram no dia 18 de março, com febre, tosse, coriza e exantema, apresentando gânglios retroauricular e exantema crânio caudal cinco dias depois.

No início deste mês, a criança foi levada ao serviço de saúde o avaliada pela médica do município que notificou o caso como suspeita de sarampo.

A Secretaria de Saúde, através da equipe técnica responsável, orientou a coletar material (soro) para um diagnóstico mais preciso, sendo encaminhado ao LACEN (Laboratório Central). 

O exame foi processado com resultado IGM (+) para dengue e inconclusivo para rubéola, dificultando o encerramento do caso. Nesta situação, é recomendado pelo Ministério da Saúde o envio da amostra para a FIOCRUZ no Rio de Janeiro ou ao laboratório de referência do Piauí, para investigação de possível infecção cruzada. Foi recomendado ao município o desencadeamento do bloqueio vacinal.

A criança apresenta esquema vacinal completo em 2020, procedente de São Paulo há mais ou menos seis meses e atualmente encontra-se em isolamento residencial.

Segundo a área técnica do nível central existe mais um caso suspeito em um adulto no município que já está sendo investigado.

A equipe do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado do Piauí) foi nesta terça-feira (19/04) para apoiar a equipe do município nesta investigação e ação de controle.

Criança está sendo monitorada


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS