ARQUIVO 1

Dor e revolta no enterro do vereador piauiense assassinado em São Paulo

O corpo do parlamentar foi sepultado na Localidade Tanque dos Batistas, Zona Rural do município de Jaicós

06 de agosto de 2022, às 09:00 | Com informações do Portal Cidades na Net

Em meio a muita comoção e tristeza, o município de Jaicós deu seu último adeus ao vereador João Messias da Costa, o Messias Porteira, como era popularmente conhecido.

Falecido no último domingo, dia 31 de julho, aos 34 anos, na cidade de Matão-SP, depois de ter sido esfaqueado por um conterrâneo, o corpo do vereador só chegou em sua terra natal na manhã desta sexta-feira (05/08), por volta das 09h00.

Um grande número de pessoas, entre familiares e amigos, aglomerou-se em frente a um prédio de propriedade de Messias, próximo ao Hospital Florisa Silva, para acompanhar a chegada do corpo. O momento foi de muita emoção.

Depois de 20 minutos de velório, o corpo do vereador seguiu em cortejo até a Câmara Municipal, onde foi realizada uma sessão solene de corpo presente. O Legislativo Municipal, do qual Messias fazia parte desde 2021, prestou sua homenagem póstuma. Populares lotaram o plenário da Casa.

A Câmara Municipal emitiu uma nota de pesar e prestou solidariedade aos familiares. 

“Este poder Legislativo é solidário a perda do nobre colega vereador, que exerceu suas atividades com dignidade, dedicação e competência. Neste momento, enviamos nossas sinceras condolências, rogando a Deus que a família e os amigos encontrem o conforto necessário neste momento de dor e tristeza”, diz a nota.

O Deputado Estadual Georgiano Neto e correligionário político do parlamentar, participou da sessão, também prestou sua homenagem e se despediu de Messias. 

“Não poderíamos deixar de estar aqui presente prestando essa última homenagem, trazendo o nosso abraço de conforto. Sei que não é fácil, uma dor muito grande, mas peço a Deus que abençoe toda a família e o povo de Jaicós.Um jovem que tem uma história de trabalho que em favor do povo de Jaicós, por isso que chegou a representar tão bem essa cidade aqui na Câmara Municipal. Nós também haveremos de cobrar das autoridades que todas as providências sejam tomadas para se fazer justiça à perda do vereador Messias”, disse.  

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, presidente municipal do PSD, partido do qual Messias fazia parte, também se pronunciou na sessão. Ele definiu Messias como um amigo e irmão que assim como ele tem serviços prestados ao povo de Jaicós, e não só aqueles que estão no município de Jaicós, mas também, aos que estão em Matão e Prata trabalhando. 

“Messias fez o bem, deixou seu legado de amizades, os feitos, um cidadão de bem que, como nós, tem suas qualidades e seus defeitos, mas suas qualidades cobrem seus defeitos. Não poderia deixar de prestar essa homenagem e dizer que estou à disposição da família, como sempre. Não é porque o Messias não está mais presente entre nós, que não estarei fazendo o que sempre fiz, que é servir. […] Pedir a Deus que dê o conforto a dona Carminha, ao Jailson, a esposa, ao João Vitor, a Sabrina, a Diana, a Maria, ao Aristeu, todos os filhos, primos e sobrinhos”, ressaltou o prefeito.  

O prefeito, no término da sessão de homenagem póstuma, entregou uma bandeira do município de Jaicós a dona Carminha, mãe do vereador Messias Porteira.

O vereador Bosquinho, presidente da mesa diretora da Câmara, lamentou a morte e falou da sua relação com o colega. 

“Messias e eu partilhamos sonhos, conquistas. Era um cidadão sempre empolgado com a vida, um grande incentivador do desenvolvimento da nossa cidade como um todo. Quero aqui externar meus sentimentos. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos do nosso eterno vereador Messias Porteiras, o homem de todas as horas”, solidarizou-se o parlamentar.

O ex-vereador Elias Pereira e alunos da Cooperativa Educacional Pequeno Polegar também prestaram homenagens.

O vice-prefeito de Jaicós, Weslly Bispo, os prefeitos Joaquim Neto (de Patos do Piauí), Rivaldo Carvalho (de Massapê do Piauí), o ex-prefeito de Massapê do Piauí, Chico Carvalho, e os vereadores de Jaicós, Ednaldo da Farmácia, Zé Reis, Robim Silveira, Branco Rodrigues, Mocinha Nascimento, Francisca de Manim e Sirlene Lopes, também participaram da sessão.

Encerrada a sessão solene, o corpo do vereador Messias Porteira seguiu em cortejo para Localidade Tanque dos Batistas, Zona Rural do município de Jaicós, onde foi sepultado.

Câmara Municipal fez homenagem


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS