ARQUIVO 1

Presos da Major César iniciam colheita de 20 toneladas de melancia em Altos-PI

Cerca de 30 internos trabalham, diariamente, na área de cultivo da unidade penal. O plantio de melancia foi feito em agosto

19 de outubro de 2022, às 12:30 | Editoria de Municípios

Os internos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, iniciaram, nesta terça-feira (18/10), a colheita de melancias. A expectativa é de apurar cerca de 20 toneladas da fruta que será comercializada e terá sua renda revertida para a própria unidade penal.

Cerca de 30 internos trabalham, diariamente, na área de cultivo da unidade penal. O plantio de melancia foi feito em meados de agosto. Com irrigação e o acompanhamento técnico de um agrônomo, o trabalho na horta tem dado resultados.

“A melancia que a gente trabalha aqui é muito procurada no mercado, é a variedade liverpool. É um fruto bem característico, com rajadas na capa, redondo, polpa avermelhada, pouca semente e doce. O solo que a gente trabalha é arenoso, onde a melancia vai muito bem. É um produto orgânico, com melancias variando o peso de 12kg a 18kg”, comentou o agrônomo da unidade, Bruno Karvand.

Para o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, a atividade ressalta o papel da Colônia Agrícola Major César.

“É um dia muito importante, pois a unidade volta a ter, efetivamente, o seu caráter agrícola. Nós já colhemos feijão, que participou de feira agrícola fora da unidade, e estamos fortalecendo o trabalho, que é a base da nossa gestão como ferramenta de reinserção social. Ações como essa só trazem benefícios aos reeducandos e ao sistema prisional”, disse o Secretário de Justiça.

De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias de trabalho, o reeducando tem direito a reduzir um dia de sua pena.

Plantio rendeu 20 toneladas


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS