ARQUIVO 1

Criador da "Turma da Mônica" participa de feira literária em Francinópolis-PI

Estiveram presentes os estudantes da rede municiapal de ensino que integram o projeto "Campeões de Leitura"

26 de novembro de 2022, às 11:00 | Sérgio Alves

O cartunista criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, participou nesta sexta-feira (25/11), de uma live com crianças da rede municipal de ensino que participam do projeto Campeões de Leitura. Maurício de Souza é o homenageado da 4° Feira Literária de Francinópolis que acontece no próximo mês.

O encontro foi um momento de grande alegria para os estudantes que puderam fazer perguntas para Maurício de Sousa, que nas respostas mostrou como se inspirou para criar cada personagem. Ele ainda enfatizou a importância da leitura para mudança de vida.

A secretária de Educação, Eliane Moraes, falou do privilégio de receber virtualmente o escritor Maurício de Sousa, homenageado da Feira Literária, para conversar com os alunos.

“O nosso homenageado da nossa 4° Feira Literária, digamos que isso aqui foi um primeiro momento da abertura da Feira Literária, então estamos imensamente honrados, emocionados mesmo porque o contato com uma referência como essa que marcou gerações e gerações, a turma da Mônica já fazer 60 anos de história em quadrinhos, então é emocionante demais, estou muito satisfeita”, destaca a secretária.

Eliane conta que os estudantes não poderiam ter maior inspiração que o cartunista

“Acho que não tem inspiração melhor do que Maurício de Souza para essa juventude que é campeã de leitura[..]. Ele que é o maior cartunista do Brasil e é conhecido mundialmente, então essa referência de reforçar a importância da leitura com ele Maurício de Sousa acho que o recado foi bem dado”, comenta a secretária de Educação.

A Maria da Cruz, que tem oito filhos, deu o exemplo de que nunca é tarde para voltar a estudar, ela é aluna do EJA (Ensino para Jovens e Adultos). Maria juntamente com outros estudantes participaram da conversa com o cartunista. 

“Foi muito satisfatório estar aqui, gostei muito de estar aqui com um grande homem nesse dia. Gostei muito de conversar com ele. Ele é bem simpático”, disse Maria da Cruz.

A pequena Maria Cecília, com muita desenvoltura, apresentou um poema escrito pelo pai Benedito Chaves para homenagear o Maurício de Sousa, que representa muito para ela, “eu amei muito porque sou muito fã dele”.

No início do mês, dia 10 de dezembro, acontece a 4° Feira Literária realizada na Praça Antônio Sobrinho, onde terá bate-papo com escritores piauienses, bate-papo literário com os campeões de leitura, contação de histórias, amostra de livros literários, dentre outras atividades.

Na live, Mauricio de Sousa parabenizou a Prefeitura de Francinópolis pelo empenho realizado na educação e reforçou o pedido para que os alunos continuem se dedicando a leitura.

Maurício de Sousa participou de uma live

Veja mais acessando o Portal V1


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS