ARQUIVO 1

Após um ano da morte de odontóloga piauiense, viúvo divulga vídeo emocionante

Felipe revela momentos de sua intimidade, da vazio deixado pela esposa, os planos que tinha para o filho

22 de julho de 2022, às 08:00 | Editoria de Mais Notícias

Uma mensagem de lembrança, saudade e amor verdadeiro. O empresário Felipe Gomes, viúvo da odontóloga Kiki Freitas, divulgou em sua conta no Instagram, uma mensagem em homenagem a mulher e o filho, falecidos após complicações no parto.

Felipe revela momentos de sua intimidade, da vazio deixado pela esposa, os planos que tinha para o filho e mesmo diante da tristeza de não ter sido possível concretizar seus planos ao lado de sua família, transformou uma homenagem em ensinamentos.

Acompanhe a trasnscrição completa da mensagem.

Felipe e Kiki / FOTO: Reprodução Redes Sociais

"Hoje faz um ano que acordei para o dia mais feliz da minha vida e ele se tornou mais triste. É doido pensar que as 39 anos eu sou viúva e já passei pelo dia mais incrível, o nosso casamento e pelo dia mais devastador, o dia do nascimento do nosso filho. Hoje faz um ano que a minha felicidade plena, em questão de segundos, tornou-se desespero, que a bruma leve virou tempestade, a mais bela onda, em um tsunami, o sonho mais lindo em um pesadelo.

Eu lembro das pessoas querendo me confortar quando eu apenas queria ficar segurando sua mãozinha na capela. Lembro das pessoas me questionando como tudo deveria acontecer e eu desbloqueei poder pedir a tua opinião, como sempre fiz em todas as minhas tomadas de decisões, mas não tinha como. Eu não tinha mais os melhores conselhos, os melhores direcionamentos, os teus cuidados. Eu não teria mais os teus beijos, risos doces, a tua leveza, teu bom humor, declarações, nossas aventuras, nosso amor roxo. Quem agora iria me ensinar sobre humildade, humanidade, princípios, valores nesse mundo cada vez mais efêmero, com tanto egocentrismo e falta de empatia? Nas duas primeiras semanas meu coração bateu descompassado o tempo inteiro e eu falei eu não falei nada para ninguém, pois tinha certeza que infartaria e iria logo para junto de vocês. Mas eu não infartei, e os dias foram passando bem lentamente.

O básico, muitas vezes, virou o esforço surreal por conta do esgotamento mental. O luto é confirmação do amor. Quanto mais se ama, maior é a dor. E eu te amo tanto, tanto, tanto. A tristeza é parte dos sentimentos humanos e precisa ser vivida quando necessária. Mas percebi que a maioria das pessoas prefere a ilusão das redes sociais propagam, da vida perfeita, da felicidade constante. Falar sobre morte, não deveria ser tabu pois ela faz parte do cotidiano. Falar que precisamos de acompanhamento psicológico e psiquiátrico não deveria nos envergonhar. Não há nada de errado em demonstrar nossas vulnerabilidades. Durante esses 365 dias foi difícil saber lidar com o mundo. Apareceram várias pseudo-especialistas com a intenção de ajudar, mas seus conselhos, infelizmente, atrapalharam.

"Não fique preso ao passado, siga sua vida". "Arrume outro amor". "Se case novamente". "Adote uma criança".  "Para de falar dela". "Você tem que superar". "Vai curtir a vida".

Todos tinham uma sugestão de como deveria reagir. Acho que foi por isso que Shakespeare falou certa vez que todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente. É como se eu tivesse perdido o direito de chorar pela partida da minha família. Minha vontade era dizer que vocês nunca serão passado, que eu não queria eu não queria curtir a vida, mas sim ficar num quarto escuro, sem comer, tomar banho, fazer sala para visita e nem sair de casa. Que era impossível superar o insuperável. Como assim parar de falar da pessoa mais importante da minha? Se foi com você que eu aprendi a tratar todos sem distinção? Se foi com você que aprendi com um sorriso doce é melhor coisa se dar e receber? Se foi com você foi com você que aprendi o que é amor verdadeiro, de forma sublime e irrestrito. Se foi com você que aprendi que o amor é capaz de produzir o fruto mais lindo do mundo? Se foi com você que aprendi a ser pai. Não, eu nunca deixarei de falar de você, sempre que eu puder, farei questão de te enaltecer e te homenagear. 

Percebi que cada pessoa que te ama reagiu à sua maneira, de acordo com suas particularidades. Houve aqueles que evitaram falar de você, pois isso traria a dor profunda de tê-la perdido. Outros preferiram falar o tempo todo, pois é uma forma de enaltecê-la e demonstrar o quanto te ama. Nesse processo, eu entendi que não há certo, nem errado. A gente apenas tem que respeitar a reação de cada um. Cada pessoa dá sentido à sua perda e esse sentido é particular. Tem gente que se fecha. Outros fazem livros, poemas, filmes, funda ONG, rega lindas, faz uma música.

Eu não demorei para encontrar um novo sentido para minha vida. Nesse processo, meu propósito passou a ser fazer com que o nosso amor inspirasse, trouxesse uma mudança de perspectiva ou confortasse alguém, pois assim, eu estaria transformando meu deserto em jardim. Inspirar uma pessoa a começar, a continuar, a não parar ou buscar tentar ser melhor, tem diso a concretização do meu propósito de honrar o seu legado e o meu profundo amor por vocês. 

Ao mesmo passo que eu recebia conselhos sem sentido, também recebi muito carinho, mensagens lindas que aliviavam minha dor. É claro que lamento muito por tudo o que nós três poderíamos ter vivido juntos aqui na terra e viveremos no céu. Lamento muito não poder seu pai babão que você sempre falou que eu seria. Lamento não escutar o nosso "Tonino" falando "papai" antes de qualquer outro nome, pois era isso que iria acontecer. Lamento não ver seus primeiros passinhos e não poder passear com eleno shopping, com os nossos tênis piscando, como eu te falava que eu iria fazer e você ficava sorrindo daquele seu jeito. Lamento muito que nosso plano de ter dois filhos, educá-los com muita ternura e responsabilidade, ter uma golden retriever chamada Ana e envelhecermos grudadinhos com todo o amor roxo que se poderia ter, não foi concretizado.

Mas você sabe muito bem que eu não gosto de coitadismo e sempre optarei e priorizarei, recordar nossos momentos maravilhosos. Vou sempre preferir falar da honra e da felicidade que foi viver ao teu lado. Eu prefiro ver o lado lindo da vida, afinal sou um privilegiado por ter vivido e por viver um amor assim. É cada vez mais raro ver casais que se dedicam verdadeiramente um ao outro, com admiração, respeito e companheirismo. Sou um homem de muita sorte. Esses dias ouvi mais uma dessas frases que as pessoas preferem vão. Que nessa data emblemática de hoje, um ano da sua passagem, um ciclo se fechará, mas eu afirmo categoricamente, não hánada a ser fechado. Tudo permanece igual. independente do que a vida me reserva daqui em diante, meu propósito continuará sendo agulhar você, meu amor permanecerá aqui, intacto. É "Minha Kikizinha Ossi Mamãe", talvez essa carta nem seja para você, pois já converso contigo, diariamente. Talvez seja para essas pessoas que perdem tempo demais com futilidades. Talvez seja para essas pessoas que que tem vergonha de demonstrar o amor que sentem. Talvez seja para essas pessoas que adiam sorrisos e deixam tudo para depois. 

"Depois eu falo. Depois eu abraço. Depois ei elogio. Depois eu faço um cafuné. Depois eu dou flores. Depois eu beijo. Depois eu me declaro". O que elas não percebem é que o amanhã existe, mas não é uma garantia. Hoje mesmo, elas podem ter se despedindo de alguém especial, sem saber. Ainda bem que nós nos despedimos todos os dias, em cada gesto de amor, carinho e cuidado.

Talvez sssa carta seja para aqueles que não crêem Deus. Assim como antes eu não acreditava. Para eles, eu digo: "Quando tudo dá errado, quando a dor vier mais forte, fechem os olhos e conversem com aquele que ouve o silêncio". Ele te restaura ie restitui, nstitui e você se torna mais sereno e resistente. Deus é calmaria. Não há caminho melhor para sair do fundo do poço, que não seja a fé. Acreditar que aqui na terra é apenas uma breve passagem e que um dia estaremos juntos novamente, foi o que me trouxe paz em meio ao caos. A certeza do reencontro é alívio na alma. Mas tudo é no tempo de Deus. Até lá, tentarie ter paciência, resiliência, serenidade e sabedoria. "Minha Kikizinha Ossi Mamãe", não há um minuto que eu não pense em vocês. Mesmo sem a tua presença física, você continua a me ensinar. mesmo sem a tua presença física, meu coração, continua batendo do mesmo jeito que te falei no dia do nosso casamento. Kiki, Kiki.

Vocês estarão sempre vivos enquanto estiver aqui na terra, pois vocês vivem dentro de mim. O verdadeiro amor, é e sempre será infinitamente maior do que a morte. Muito obrigado por tudo, novamente! Muito obrigado por todo o ensinamento e por tanto amor correspondido! Eternamente serei grato ao Papai do Céu por ter te colocado em meu caminho. "Você eternamente será "Minha Pofessolinha". E um dia eu serei enterrado ao seu lado e ao lado do nosso filho. E nesse dia nos reencontraremos. Afinal, você é o meu para sempre.

Parafraseando Shakespeare, novamente: "A vida é muito curta para te amar só em uma. Eu prometo te procurar na próxima". Fica com Deus e continua cuidando do Tonino. Eu chego já, tá? Eu te amo, muito, muito, muito, muito mais. Meu anjinho Tonino, meu amor por você nunca terá fim e e nem tamanho. É eterno, atemporal, incondicional, independente de qualquer plano. Painho eu nõ veja a hora de brincar com você. Ciusa da mamainha. Feliz aniversário, meu filho!

Para todos aqueles que estão ouvindo esta carta, eu aconselho, o que realmente importa nesta vida é o mais lindo dos sentimentos. Fora o amor, o resto é perda de tempo".


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS